T. Silva recupera espaço na Seleção sem braçadeira nem choro

Zagueiro faz gol que abriu placar contra a Venezuela e até desabafa em comemoração

21 jun 2015 - 20h36
(atualizado às 22h32)

Thiago Silva sequer estava na vexatória goleada por 7 a 1 na Copa do Mundo, mas mesmo assim saiu queimado por muitas críticas. Ele era o capitão do time e tinha cometido dois erros nos jogos anteriores - o choro contra o Chile e o cartão amarelo bobo contra a Colômbia -, por isso já vinha recebendo críticas. Demorou para recuperar espaço na Seleção Brasileira. Mas a Copa América está servindo para fazer justiça a um dos melhores zagueiros do mundo, que perdeu a vaga para David Luiz. Ele esqueceu as lágrimas e a braçadeira para se concentrar apenas em jogar bom futebol.

Os problemas para Thiago Silva começaram na pré-temporada do Paris Saint-Germain. Mesmo sem estar 100%, ele fez questão de jogar um amistoso contra o Napoli e acabou se lesionando. Com isso, mesmo se Dunga quisesse, não poderia ter convocado ele para os primeiros amistosos após a Copa do Mundo - aconteceram quatro jogos do Brasil nesse período. "Outros entraram e deram conta do recado", admitiu recentemente, em referência a David Luiz e Miranda, dupla que ficou sem tomar gol por cinco jogos.

Publicidade
Thiago Silva desabafou em comemoração de gol
Thiago Silva desabafou em comemoração de gol
Foto: Leo Correa/Mowa Press / Divulgação

Thiago Silva só voltou a jogar no final de outubro e foi convocado por Dunga pouco tempo depois. Ele foi reserva contra a Turquia e ficou marcado por uma polêmica: reclamou publicamente do fato de ter perdido a braçadeira de capitão para Neymar. Disse que alguém deveria ter conversado com ele sobre isso. Dunga controlou bem a questão, conversou com os dois e houve até um momento marcante no jogo contra a Áustria, em que Neymar deu a faixa de capitão para Thiago Silva. Problema resolvido.

Depois foi a vez de David Luiz se lesionar no início do ano e dar brecha para Thiago Silva ser titular na Seleção novamente, nas vitórias contra Chile e França. Ele até jogou bem, mas mostrou insegurança e desconforto em alguns momentos.

Ficou a dúvida para a Copa América: quem seria titular, David Luiz ou Thiago Silva? Quem você escolheria? Dunga optou pelo primeiro no jogo contra o Peru, mas logo no início já ficou claro que foi uma decisão errada - junto a Jefferson, participou da falha que resultou no gol rival. Depois da partida, ainda se recusou a assumir o erro em uma entrevista bastante grosseira.

Dunga corrigiu o equívoco no segundo jogo, contra a Colômbia. Mais uma vez Thiago Silva ficou nervoso por ter a chance inesperada, cometeu um ou outro erro bobo, mas não comprometeu. E assim foi mantido para o duelo seguinte, contra a Venezuela.

Publicidade

O grande momento de consagração aconteceu aos 8min do primeiro tempo. Ele aproveitou cruzamento de Robinho e finalizou com o pé, a sete metros do gol, balançando a rede. Na comemoração, desabafou com palavrões e dedicou o gol a Neymar. No segundo tempo, quase marcou de novo, mas Baroja defendeu. Tudo bem, esse lance não fez falta no fim.

Ainda houve um momento relevante para Thiago: David Luiz entrou em campo, mas como volante. Está claro na cabeça de Dunga: com seu carisma e qualidade, ele pode até jogar, mas terá que buscar espaço em outra posição. A dupla de zaga agora está mais definida do que nunca.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se