Na penúltima convocação antes da divulgação da lista final dos relacionados para o Mundial do Catar, que começará em novembro, o técnico Tite deixou claro que já tem 19 nomes certos para o Brasil tentar o hexacampeonato. A equipe vai fazer dois amistosos neste mês, ambos na França: contra Gana, dia 23, em Le Havre; e Tunísia, dia 27, em Paris.
A disputa por vagas está acirrada no ataque, setor aberto para especulações até a hora derradeira, em razão da quantidade de jogadores de alto nível disponíveis. Pedro, do Flamengo, convocado nesta sexta por Tite, dificilmente deixará de atravessar o Atlântico em novembro no voo da Seleção.
Na lateral-esquerda, com a lesão que afastará dos gramados por vários meses Guilherme Arana, do Atlético-MG, o caminho ficou livre para Alex Sandro e Alex Telles. No lado oposto, ao chamar agora apenas Danilo, da Juventus, ainda há incertezas, mas Daniel Alves (Pumas, do México) segue no radar de Tite.
Os três goleiros já são mais do que conhecidos e existe apenas uma vaga para ser ocupada entre os zagueiros – pode ficar com Bremer (Juventus), Gabriel Magalhães (Arsenal), Lucas Veríssimo (Benfica) ou Ibañez (Roma).
Para as posições de volante e meia, as dúvidas são mínimas. Everton Ribeiro, do Flamengo, voltou à briga por sua presença no Catar. Mas é difícil imaginar que Philippe Coutinho estará fora.
Com a lista apresentada nesta sexta e a entrevista concedida em seguida por Tite na sede da CBF, no Rio, ficou claro que o técnico consolidou a presença de 19 jogadores ao todo no Mundial do Catar (*Gabriel Jesus não está entre os 26 para os jogos com Gana e Tunísia, mas, sinalizou o técnico durante o encontro, estará na Copa). Portanto, estão garantidos:
Goleiros – Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras).
Zagueiros – Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (PSG) e Éder Militão (Real Madrid).
Laterais – Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus) e Alex Telles (Sevilha).
Volantes e meias – Casemiro e Fred (Manchester United), Fabinho (Liverpool), Bruno Guimarães (Newcastle) e Lucas Paquetá (West Ham).
Atacantes – Neymar (PSG), Vinicius Jr (Real Madrid), Gabriel Jesus * (Arsenal), Raphinha (Barcelona) e Richarlison (Tottenham).
Como se sabe, a concorrência é muito elevada entre os atacantes. Desta vez foram escolhidos Neymar, Vini Jr, Raphinha, Richarlison e ainda Pedro, Antony (Manchester United), Firmino (Liverpool), Matheus Cunha (Atlético de Madrid) e Rodrygo (Real Madrid). Destes cinco últimos, Pedro e Antony estão com um pé no Catar. As chances de Rodrygo também são grandes. Matheus Cunha e Firmino correriam por fora.