Durante os 122 anos de história do Real Madrid, 27 brasileiros vestiram a camisa mais pesada do mundo. Mas, apesar dos lendários nomes que marcaram época entre os merengues, nenhum deles teve tanta estrela quanto Vinicius Júnior, que, neste sábado, se tornou o jogador mais jovem a marcar dois gols em finais de Champions League, superando Lionel Messi.
Aos 23 anos, o craque foi novamente protagonista do clube de Madri, agora na conquista de sua 15º taça da Liga dos Campeões. Ele fez o gol que decretou a vitória por 2 a 0 sobre o Borussia Dortmund, em Wembley, voltando a ser decisivo como em 2022, quando anotou o gol do título diante do Liverpool.
Não foi o melhor jogo do Real na temporada, tampouco de Vini Jr. Bem marcado, o atacante só conseguiu levar vantagem em uma jogada individual no primeiro tempo, sem o suporte dos também apagados Rodrygo e Bellingham no ataque. O Dortmund era amplamente superior, e criou mais chances claras para abrir o placar.
No segundo tempo, prevaleceu a conexão mística dos madridistas com a Champions. Em cobrança de escanteio, o baixinho Carvajal subiu mais que os grandalhões da defesa alemã e colocou o Real em vantagem. Com o jogo finalmente controlado, a equipe de Carlo Ancelotti fechou a conta ao aproveitar um erro do Dortmund na saída de bola. Bellingham serviu Vini, que, de canhota, marcou o 24º gol na temporada mais artilheira de sua carreira.
O brilho em mais uma final de Champions não só o coloca como favorito à Bola de Ouro, como também reforça sua idolatria no Real Madrid. Ele é o único brasileiro a fazer dois gols em finais da Liga dos Campeões, alcançando seu segundo título da maior competição europeia. Antes, já havia conquistado o tri do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha, chegando a 12 troféus pelo time merengue.
Embora Casemiro, Marcelo e Roberto Carlos tenham mais partidas e mais títulos pelo clube, nenhum deles chegou a gozar do status de protagonista absoluto da equipe como Vini Jr. nesta temporada, fora o desempenho absurdo do atacante em mata-matas de Champions: 23 participações em gols nas fases decisivas do torneio, incluindo o tento desta final.
Mais do que consagrado em Madri, Vini tem tudo para se tornar, em breve, o brasileiro com mais gols pelo Real e ultrapassar a marca de Ronaldo (104). Pela idade, não é improvável que também supere os 546 jogos e os 25 títulos de Marcelo. Por agora, pelo poder de decisão, o protagonismo, a estrela em grandes duelos e seu enorme legado fora de campo, o camisa 7 já pode ser considerado o maior jogador nascido no Brasil na história do Real Madrid.