O que o Palmeiras precisa fazer para ser campeão brasileiro

Atual detentor do título se apega à virada sobre o Botafogo e bom histórico no segundo turno para desbancar o líder

2 nov 2023 - 08h43
Palmeiras venceu o Botafogo de virada no Nilton Santos
Palmeiras venceu o Botafogo de virada no Nilton Santos
Foto: Alexandre Durao/Zimel Press/Gazeta Press

Em noite de extremos no estádio Nilton Santos, o Palmeiras arrancou uma virada épica contra o Botafogo e baixou para apenas três pontos a briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Após um primeiro tempo apático, o Verdão transformou a desvantagem de 3 a 0 em um sonoro 4 a 3 no segundo tempo para gritar aos donos da casa que nunca se dá como morto um time tão acostumado a ser campeão.

Abel Ferreira devolveu aos botafoguenses o revés como mandante do primeiro turno. E, se quiser lutar pelo bicampeonato, o técnico nem precisa alcançar a proeza dos líderes na primeira parte da competição, em que o time alvinegro terminou com incríveis 82% de aproveitamento.

Publicidade

Para ser campeão brasileiro, o primeiro passo era vencer o confronto direto desta quarta-feira, objetivo alcançado com sucesso. Agora, o Palmeiras depende que o Botafogo siga estagnado e de uma arrancada que não é incomum em sua história recente.

O Botafogo tem um jogo a menos, a partida adiada contra o Fortaleza, envolvido na final da Sul-Americana. Considerando que mantenha seu aproveitamento no segundo turno até a derrota para o Palmeiras (40%), o time comandado por Lúcio Flávio chegaria, no máximo, a 69 pontos.

Sendo assim, antes mesmo do confronto direto, o Palmeiras já tinha consciência da necessidade de vencer seis dos oito jogos restantes. À exceção da série de quatro derrotas seguidas, o alviverde continua estável no Brasileirão: 60% de aproveitamento ao longo de todo o campeonato, mesmo percentual do primeiro turno.

Precisa elevar seu aproveitamento no segundo turno para 75%, o que lhe garantiria 15 dos 21 pontos em disputa. Não é impossível, vide os 82% do Botafogo no primeiro turno. No ano passado, o Palmeiras ganhou o título após cravar aproveitamento de 74% no returno.

Publicidade

Nas campanhas dos títulos de 2016, 2018 e 2022, o Palmeiras somou mais pontos no segundo turno. Caso cumpra a missão dos 75% e o Botafogo não trasponha o patamar de 40%, o time de Abel Ferreira chegaria aos 71 pontos, superando o atual líder por dois pontos de vantagem.

Os quatro triunfos consecutivos, incluindo a virada imponente no Nilton Santos, dão fôlego para o Palmeiras buscar o título e, basicamente, o que sempre conseguiu em campanhas vitoriosas nos pontos corridos: ser melhor no segundo que no primeiro turno.

Fonte: Breiller Pires Breiller Pires é jornalista esportivo e, além de ser colunista do Terra, é comentarista no canal ESPN Brasil. As visões do colunista não representam a visão do Terra.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações