O Uruguai está prestes a dar o pontapé inicial rumo ao sonho do terceiro título de Copa do Mundo, contra a Coreia do Sul, às 10h (de Brasília), pela primeira rodada do Grupo H. Segundo um levantamento feito pela consultora Equipos, quase um a cada quatro uruguaios acredita que a Celeste vencerá a competição.
De acordo com o levantamento feito, outros 21% acreditam que o time chegará à semifinal. 43% da população, porém, acham apenas que o Uruguai pode ir longe na Copa do Qatar.
28% dos entrevistados, por outro lado, possuem uma visão um pouco mais "crítica" sobre a jornada da seleção no Mundial e acham que a equipe de Diego Alonso chegará apenas até as quartas. 18% apontam que o time será eliminado nas oitavas de final e 7% que não vai passar da fase de grupos.
Apesar do treinador Diego Alonso ter assumido a seleção recentemente, fazendo apenas quatro partidas no comando do time, 76% dos entrevistados aprovam a forma que o comandante conduz a camisa celeste.
Os jogadores também foram avaliados por parte da população uruguaia antes da estreia na Copa. Luis Suárez é o jogador mais querido com 54% de aprovação, enquanto Edinson Cavani aparece logo em seguida com 51%, segundo o levantamento da Equipos.
O "debutante" em Mundiais, Federico Valverde, é citado por 45% das pessoas, enquanto Sergio Rochet, outro estreante, por 21%. Diego Godín, Rodrigo Bentancur e Darwin Núñez, completam os 7 primeiros lugares do "queridômetro" da população uruguaia.
Misturando experiência com juventude, a seleção de Diego Alonso busca corresponder as expectativas criadas pelos uruguaios. A Celeste está no Grupo H do torneio, ao lado de Portugal, Gana e Coreia do Sul.