Conselho do Corinthians agenda reunião para votar impeachment de presidente

Romeu Tuma Jr., presidente do Conselho, enviou uma convocação aos conselheiros a fim de retomar a sessão realizada em 2024

14 jan 2025 - 15h37
Foto: Rodrigo Corsi/Agência Paulistão - Legenda: Augusto Melo pode deixar o cargo de presidente do Corinthians / Jogada10

O Conselho Deliberativo do Corinthians vai voltar a debater o impeachment do presidente Augusto Melo na próxima segunda-feira (20), no Parque São Jorge. A primeira chamada da convocação será às 18h (de Brasília), enquanto a segunda está marcada para às 19h (de Brasília).

A reunião deveria acontecer no dia 2 de dezembro do ano passado, mas o presidente Augusto Melo obteve uma liminar da Justiça minutos antes do início da votação e fez com que o encontro fosse suspenso. No entanto, a liminar por nova decisão judicial, no dia 12 de dezembro.

Publicidade

Caso o impeachment seja aprovado, quem assume o cargo interinamente é o 1º vice-presidente, Osmar Stábile, que deverá convocar em até cinco dias uma Assembleia Geral de associados para, como última instância, referendar a decisão. O Estatuto, aliás, não prevê um prazo para que esta reunião aconteça.

A votação de impeachment de Augusto Melo

A votação estará sendo feita no modelo de maioria simples. Ou seja, contando apenas os conselheiros que compareceram. Exemplo: se apenas 60 forem, o impeachment seguirá com 31 votos favoráveis, mesmo que todos os que não votaram sejam contra.

Caso o Conselho Deliberativo aprove o impeachment, o processo seguirá para a votação dos associados. Atualmente, o Conselho Deliberativo do Corinthians conta com 301 conselheiros, sendo 200 trienais e 101 vitalícios. A expectativa é de que a grande maioria compareça à votação.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações