Uma matéria divulgada pela Gazzetta dello Sport nesta terça-feira recolocou Alexandre Pato sob a mira da Lazio. De acordo com a imprensa italiana, o clube de Roma estaria disposto a se reforçar com vistas à disputa da Liga dos Campeões, competição que não participa há sete anos. A diretoria italiana estaria disposta a desembolsar até 8 milhões de euros (R$ 27,7 mi) para contar com o atacante brasileiro.
Pato tem os direitos ligados ao Corinthians, e contrato com o clube alvinegro até 2016. O empréstimo com o São Paulo tem prazo para terminar, em dezembro deste ano, mas o próprio clube tricolor especula manter o atleta após o desligamento com o Corinthians, que quase foi acelerado com ação na Justiça. Recentemente o atleta cobrou, por meio dos advogados, o pagamento dos direitos de imagem atrasados em mais de seis meses.
Tanto Corinthians quanto São Paulo atravessam um momento de crise financeira e reestruturação. Após perder Guerrero e Emerson Sheik, a equipe alvinegra tenta se reformular agindo dentro do orçamento, enquanto o São Paulo vem negociando atletas - Paulo Miranda, Denilson e Rodrigo Caio os mais recentes - para sanar as pendências financeiras. Apoiada nesse fato que a Lazio tenta ser mais contundente na proposta.
Contudo, se a tentativa por Pato for frustrada, os italianos já arquitetam outros planos. Huntelaar, do Schalke 04, é opção para o ataque, assim como Borini, que está emprestado ao West Ham pelo Liverpool. A dupla titular de ataque da Lazio foi formada, em grande parte da última temporada, por Felipe Anderson e Miroslav Klose.