Mata-mata é novo desafio de Neymar após 1ª fase consagradora

Atacante fecha primeira fase como artilheiro e com ótimos números, mas sabe que mata-mata terá peso muito maior na avaliação final de sua primeira Copa

24 jun 2014 - 06h39
(atualizado às 15h37)
<p>Neymar é o artilheiro da Copa 2014 com quatro gols</p>
Neymar é o artilheiro da Copa 2014 com quatro gols
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

A primeira participação de Neymar em Copas do Mundo correspondeu às expectativas pelo menos na fase inicial. Apesar de um jogo apagado contra o México, o camisa 10 liderou a Seleção Brasileira em campo e encerrou na vitória por 4 a 1 sobre o Camarões um começo de Mundial que impressiona pelos números e recordes.

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

Publicidade

Lembrando que ainda muitas seleções completarão a primeira fase, Neymar é o artilheiro isolado da competição com quatro gols. Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, já disputando o terceiro Mundial, fizeram menos. O pé certeiro ainda garantiu ao camisa 10 cinco posições no ranking de maiores artilheiros da Seleção, assumindo agora o 6º lugar com 35 gols.

O início promissor pode ser medido pelas declarações de companheiros. O zagueiro David Luiz, por exemplo, disse que é normal o craque brasileiro fazer chover em campo. Felipão, por sua vez, enalteceu a qualidade de Neymar para decidir jogos.

Seleção: veja em 3D os gols da atuação de gala de Neymar
Video Player

Elogiado e protegido pelos amigos de Seleção, o camisa 10 tenta retribuir o carinho lembrando a importância de todos dentro do grupo. “Não existe dependência. Se você parar para pensar, você vai ver que todo mundo tem seu papel a Seleção”, disse.

A boa primeira fase dá estofo para Neymar iniciar a fase pela qual ele ficará lembrado em sua primeira Copa do Mundo. A artilharia, a estreia digna dos maiores craques da história e o futebol decisivo serão diminuídos em caso de fracasso no mata-mata.

Publicidade

O primeiro desafio será contra o Chile, nas oitavas de final. Para chegar à glória serão mais três partidas decisivas, todos com alto grau de pressão no atacante. Por mais que esteja em alta e faça sua parte, uma partida apagada a partir de agora pode devolver ao jogador as cobranças. Em uma Copa do Mundo, nem sempre a primeira impressão é a que fica.

Neymar tem apenas 22 anos e teoricamente disputará pelo menos duas Copas mais. Terá tempo para aumentar seus recordes e construir uma história em Mundiais que o coloque entre os grandes da tradição canarinho. O começo é promissor, mas ainda falta muito para a consagração.

Neymar em números na 1ª fase (Footstats)

 4 gols
8 finalizações certas e 3 erradas
13 dribles certos e 4 errados
3 cruzamentos certos e 8 errados
2 lançamentos certos
76 passes certos e 17 errados (81,7%)
5 minutos e oito segundos de posse de bola
29 perdas de bola
3 desarmes certos
3 faltas cometidas e 9 recebidas
1 cartão amarelo

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações