O Cruzeiro enfrentou o Bayern de Munique na Copa Intercontinental de 1976. A partida colocou a Raposa de frente com um dos maiores jogadores da história do futebol, Franz Beckenbauer, que morreu na segunda-feira (8). O Lance! relembra como foi o jogo.
A Copa Intercontinental era um campeonato que colocava frente a frente o campeão europeu - no caso o Bayern, tricampeão em 1976 - e o campeão da América do Sul - que foi o Cruzeiro naquele ano. A decisão do título era em duas partidas, uma na casa de cada time.
O primeiro jogo foi na casa do Bayern de Munique, na Alemanha. O segundo jogo foi no Mineirão, no Brasil, casa do Cruzeiro. Vencedor da primeira partida, os alemães seguraram o empate em Minas Gerais e garantiram o troféu.
COMO ERAM OS TIMES?
O elenco bávaro era a base da Alemanha campeã da Copa do Mundo de 1974. Liderada pelo lendário Franz Beckenbauer e pelo histórico artilheiro Gerd Muller, o time contava com: Sepp Maier, Björn Andersson, Hans-Georg Schwarzenbeck, Udo Horsmann, Bernd Dürnberger, Karl-Heinz Rummenigge, Conny Torstensson, Uli Hoeneß e Jupp Kapellmann. O time era treinado por Dettmar Cramer.
Os brasileiros não ficavam para trás. Com campeões mundiais com a Seleção em 1970, o Cruzeiro tinha: Raul, Nelinho, Moraes, Ozires, Vanderley, Piazza, Zé Carlos, Eduardo, Jairzinho, Palhinha e Joãozinho. O treinador era Zezé Moreira.
COMO FORAM OS JOGOS?
Na Alemanha, no Estádio Olímpico de Munique, o Bayern garantiu a vantagem de 2 a 0 para a segunda partida. Os gols foram marcados em um espaço de dois minutos, aos 35 e 37 minutos do segundo tempo. O primeiro foi de Jupp Kapellmann, e o segundo, do craque Gerd Muller.
No Brasil, os dois times se enfrentaram para quase 115 mil torcedores no Mineirão. Apesar do grande público, o jogo não saiu do zero, e o Cruzeiro acabou ficando com o vice-campeonato.