Durante sua participação no Prêmio ESPN Bola de Prata Aposta Ganha, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, compartilhou sua visão sobre o Brasileirão 2024 e o impacto das Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs) no futebol brasileiro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Para Felipão, o Campeonato Brasileiro deste ano foi marcado por emoções e reviravoltas inéditas. “O Campeonato Brasileiro foi algo eletrizante, maravilhoso. Chegar na final com dois times para serem campeões, quatro times para decidirem uma última vaga de descenso, passarem o tempo todo com alternâncias... foi um campeonato diferente de todos os campeonatos que foram realizados até agora, e eu achei fantástico”, afirmou.
O treinador também elogiou o desempenho das equipes que surpreenderam ao longo da competição, ressaltando a importância da preparação e da força mental. “Quem se preparou melhor e quem esteve melhor psicologicamente em todo o campeonato conseguiu os seus objetivos”, disse.
Quando questionado sobre o modelo das SAFs, Felipão demonstrou otimismo, mas reconheceu que o sistema ainda está em uma fase inicial de desenvolvimento. “Positivo, mas é embrionário ainda. Algumas coisas ainda temos que nos adaptar, ou que existam essas adaptações de pessoas que vêm de fora para montar essas SAFs aqui”, comentou.
Ele destacou que, embora as SAFs sejam uma inovação relevante, é preciso entender melhor o contexto internacional e como ele pode se ajustar ao futebol brasileiro. “Algumas situações de fora ainda são estranhas para nós. Mas eu vejo como produtivas, eu vejo como interessantes, eu tenho um bom pensamento sobre a SAF desde que realmente o clube esteja pronto para iniciar uma nova fase”, explicou.