Fla chega em junho como time de melhor aproveitamento no ano

5 jun 2019 - 11h22
(atualizado às 11h22)

O Brasileiro da Série A vai ser interrompido por quase um mês, a partir de 13 de junho, por causa da Copa América. Até lá, pode-se afirmar desde já que o Flamengo é o clube com melhor aproveitamento neste primeiro semestre no Brasil.

Foi campeão do Estadual, passou nessa terça (4) às quartas de final da Copa do Brasil, eliminando o Corinthians, está nas oitavas da Libertadores, onde enfrentará duas vezes em julho o Emelec, do Equador, e voltou a figurar entre os mais bem pontuados do Brasileiro, ocupando a quarta posição.

Publicidade

Seus rivais diretos não têm essa soma de triunfos. No Rio, o Vasco só tem o Brasileiro pela frente, no qual é o lanterna. Botafogo e Fluminense também não têm nenhum objetivo maior no Nacional. A dupla está na Copa Sul-Americana e o Tricolor carioca ainda se mantém na Copa do Brasil – decidirá na noite desta quarta contra o Cruzeiro, em Minas, quem segue na competição.

Rodrigo Caio, jogador do Flamengo, comemora seu gol durante a segunda partida contra o Corinthians, válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil 2019.
Rodrigo Caio, jogador do Flamengo, comemora seu gol durante a segunda partida contra o Corinthians, válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil 2019.
Foto: Magalhães jr/Photopress/Gazeta Press / Gazeta Press

Entre os paulistas, o Corinthians foi o campeão estadual, mas acaba de ser eliminado da Copa do Brasil, está fora da Libertadores e pode lutar apenas pelo Brasileiro e Sul-Americana. O Santos também não disputa a Libertadores e concentra suas forças na Copa do Brasil e Brasileiro.

Sem Copa do Brasil e Libertadores, o São Paulo é outro que deposita esperanças somente no Brasileiro. Já o Palmeiras vai muito bem na principal competição do País, na qual é o líder, já garantiu presença nas quartas de final da Copa do Brasil e nas oitavas da Libertadores – enfrentará em julho, duas vezes, o Godoy, da Argentina.

No entanto, numa comparação nesse momento, com o Flamengo, o Palmeiras leva desvantagem por não ter conquistado o Estadual.

Publicidade

No Rio Grande do Sul, Inter e Grêmio estão nas quartas da Copa do Brasil e nas oitavas da Libertadores, onde o Colorado vai jogar com o Nacional, do Uruguai, e o Tricolor, com o Libertad, do Paraguai. No mais, o Grêmio ganhou o Gaúcho, mas se vê hoje na zona de rebaixamento do Brasileiro, e mesmo que vença seus próximos jogos até o início da Copa América, não conseguirá uma posição boa na tabela.

Por sua vez, o Inter está na linha de frente do Brasileiro, despontando como um dos favoritos ao título.

Por fim, em Minas, o Atlético-MG ficou com o vice do Estadual e foi eliminado na Libertadores. Pode, entretanto, ainda brigar na Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e no próprio Brasileiro. O Cruzeiro é o que estaria mais perto do Flamengo atualmente. Campeão em Minas, está nas oitavas da Libertadores ( seu adversário vai ser o River Plate) e tem boas chances de chegar nesta noite às quartas da Copa do Brasil. Mas, assim como o Grêmio, vai muito mal no Brasileiro e não teria tempo suficiente para se recuperar na competição em menos de dez dias.

Veja também

O que aconteceu na Praça da Paz Celestial há exatos 30 anos
Video Player
Fonte: Silvio Alves Barsetti
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações