Dono de um elenco milionário, com reservas que seriam titulares em qualquer grande clube da América do Sul, o Flamengo penou para vencer o Altos-PI por 2 a 1, nesse domingo (1), em Teresina, pela Copa do Brasil. O adversário divide a pior campanha da Série C do Brasileiro com o Atlético-CE. Ambos não conquistaram sequer um ponto até o momento.
O técnico Paulo Sousa levou a campo um time alternativo. Mas ali era possível ver jogadores que já vestiram a camisa da Seleção brasileira com destaque, como David Luiz, Diego Ribas, Bruno Henrique e Pedro. Ainda assim, a equipe não teve atuação condizente com o nível técnico do grupo.
Desperdiçou oportunidades, falhou na criação, excedeu-se nos erros de passe. Para piorar, o primeiro gol da partida foi marcado pelo Altos e com muito estilo: após uma falha de Bruno Henrique na zaga, Manoel deu uma bicicleta e arrancou aplausos até dos torcedores do Flamengo presentes ao estádio.
O cenário seria muito ruim para o time, e principalmente para Paulo Souza, se não viesse a virada, com gols de Pedro e João Gomes. A vitória, no entanto, não escondeu o desajuste tático que assombra o Flamengo desde o início do ano. Ao contrário, expôs um tanto mais o descompasso entre o que Paulo Sousa pensa e o que ele consegue fazer no clube.