Na melhor campanha de um campeão no sistema de pontos corridos com o atual formato, de 20 clubes, o Flamengo somou 90 na edição do Brasileiro de 2019, conquistando o título da competição com folga. Agora, ao completar 19 jogos com alguns tropeços, o time rubro-negro chegou a 35 pontos e precisaria vencer todas as partidas restantes, ou seja, 19, para superar sua marca de dois anos atrás.
Nem o mais otimista do torcedor do time rubro-negro acredita nessa hipótese. Principalmente por que o Flamengo divide seu tempo com Libertadores e Copa do Brasil e seu treinador, Renato Gaúcho, já deixou claro que o Brasileiro não é prioridade.
Se derrotar todos os adversários no novo turno, o Flamengo obteria mais 57 pontos. Somados aos 35 da primeira metade do campeonato, ficaria com 92. No domingo (26), a equipe perdeu a oportunidade de avançar na tabela de classificação ao empatar com o América-MG (1 a 1), fora de casa.
Houve outros fracassos do time no Brasileiro em disputa: perdeu para Bragantino, Juventude, Fluminense, Atlético-MG, Internacional e Grêmio e empatou com Ceará. Com duas partidas a menos que seus principais rivais, o líder Atlético-MG e o vice Palmeiras, o Flamengo está em quarto lugar, atrás também do Fortaleza, que por sua vez, já atuou 22 vezes.