Segue impasse entre Flamengo e Gabigol na renovação do contrato, que se encerra em dezembro desse ano. De acordo com o GE, o atacante recusou a proposta de mais um ano e reajuste salarial de 50%. Neste cenário não é provável que tenha um desfecho positivo entre o clube e o ídolo Rubro-negro.
O empresário do atleta, Júnio Pedroso, em entrevista ao Redação Sportv, confirmou que a saída de Gabigol do Flamengo está próxima. "Com certeza, se o Flamengo entende que pode exigir alguma troca ou algum valor financeira para liberar o Gabriel de forma antecipada, isso pode acontecer. Caso contrário ele vai sair em dezembro."
O Flamengo ainda espera ter uma nova negociação com o atleta, já que a partir de segunda-feira (01) Gabigol estará livre no mercado para assinar um pré-contrato com qualquer equipe. O atleta, apesar de ter sido ofereceida uma valorização salarial, entende que merece receber uma ampliação de contrato maior do que foi a proposta do clube.
Os valores e tempo de contrato são diferentes do que estava sendo negociado nas primeiras reuniões, em outubro do ano passado, mais um motivo de despontamento do atleta. Na época, as partes estavam acertadas por uma extensão de 5 anos além da valorização de 50% do seu salário e um valor das luvas na cada de 8 milhões de euros (47 milhões de reais na cotação atual).
O agente Júnior Pedroso ficou surepeendido com a mudança de postura do clube durante a negociação. "Em meados de outubro de 2023, a gente sela o acordo, e Marcos e Bruno nos ligam e nos parabenizam pela extensão por mais cinco anos de contrato. Isso também aconteceu com os pais do Gabriel, que moram em Santos. E também aconteceu com o próprio Gabriel no CT, onde recebeu um aperto de mão com os parabéns pela renovação dos cinco anos de contrato nos termos que foram construídos durante um ano em três meses".
Entretanto, o empresário disse que o Flamengo pediu para aguardar um tempo, enquanto o clube finalizava as negociações com outros atletas que terminariam o contrato em 2023, como Bruno Henrique e Everton Ribeiro. Mas, não houve mais contatos após o início de 2024 e o Corinthians passou a se interessar por Gabigol.
"Passou o tempo, e a gente imaginava que poderia haver algum movimento no início do ano, que é quando passaria a vigorar o novo contrato, mas nenhum movimento do lado do Flamengo aconteceu. Aconteceu foi um movimento muito grande do Corinthians, e em nenhum momento a gente abriu negociação com o Corinthians porque estávamos respeitando o acordo que tínhamos desenhado com o Flamengo e na expectativa da extensão de cinco anos, porque essa era a prioridade do Gabriel. É o time onde tem identificação muito grande e onde foi vitorioso. Ele ama o Rio de Janeiro e estava muito feliz com o que tinha sido construído ali, apesar de outras investidas de clubes do Brasil e de fora. Era o que ele queria para imaginar esse próximo ciclo de carreira dele" - disse Júnior Pedroso
Os moldes de contrato sofreram influência, principalmente, pelo caso do antidoping que virou denúncia em dezembro e teve a condenação de dois anos de suspensão em março desse ano. O Flamengo se concentrou a conseguir o efeito suspensivo ao atleta que foi liberado a atuar em abril, mas o clube decidiu esperar o julgamento no CAS, mas a sessão foi adiada e ainda não foi definida uma nova data para o julgamento.
Esse impasse entre clube e atleta acaba agitando o mercado de transferências e o principal interessado no atleta é o Palmeiras, de acordo com o GE. O clube paulista está atrás de um novo camisa 9, com a saída do Endrick para o Real Madrid e Gabigol passou a ser o nome de desejo, já que chegaria no clube a custo zero.
Gabigol e seu staff estão cientes do interesse de outros clubes, mas são poucos times no futebol brasileiro que tem condições financeiras de pagar o seu salário nos mesmos valores ou até maiores do que recebe no clube carioca.Além de assinar um contrato com um tempo maior de contrato. O empresário do jogador trata a despedida do ex-camisa 10 como uma questão de tempo e esta novela parece estar próxima de um fim.