O Flamengo recebeu, no último final de semana, um aparelho de ultrassonografia de última geração. Assim, isso permitirá avaliações mais rápidas e eficazes de lesões musculares, que são os problemas mais comuns enfrentados pelos atletas.
O aparelho, cedido por uma empresa de fotografia e vídeo, ficará à disposição no Centro de Treinamento George Helal e poderá ser utilizado não só pela equipe principal, como também pelos atletas da base.
"Como a máquina ficará no CT, não será mais preciso agendar e levar um jogador até uma clínica para realizar os exames. Agora eles poderão acontecer no momento que for necessário, facilitando muito a logística, e dando mais rapidez às avaliações. Mas a principal vantagem é que o aparelho permite um diagnóstico rápido e bem mais sofisticado da microestrutura dos músculos e tendões. A ultrassonografia tem uma vantagem única em relação aos outros métodos de imagem que é a capacidade de fazer uma avalição mais dinâmica e precisa", explica Bruno Hassel, de 49 anos, médico radiologista, especializado em radiologia músculo esquelética e lesões ligadas ao esporte.
Bruno, contratado recentemente pelo clube e agora integra a equipe médica do CT, destaca a importância da nova aquisição. Segundo ele, as avaliações poderão acontecer de diversas formas, garantindo maior precisão nos diagnósticos.
"Eu posso fazer uma avaliação em contração muscular ou em relaxamento durante o movimento, o que nos dá mais possibilidades de detectar as lesões com enorme precisão e, consequentemente, indicar a melhor forma de tratamento", descreve o médico.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.