Flamengo se torna segundo maior campeão da Copa do Brasil

Rubro-negro iguala o Grêmio com 5 conquistas e está apenas uma atrás do Cruzeiro, maior vencedor da competição

11 nov 2024 - 09h31
(atualizado às 09h31)
Flamengo Levanta a Taça da Copa do Brasil (Pedro Vilela/Getty Images)
Flamengo Levanta a Taça da Copa do Brasil (Pedro Vilela/Getty Images)
Foto: Esporte News Mundo

Com a conquista do título da Copa do Brasil de 2024, o Flamengo se consolidou como segundo maior campeão do principal torneio de mata-mata e o mais valioso em termos de premiação do país. O rubro-negro chegou a 5 conquistas da Copa, se igualando ao Grêmio e ficando a apenas um de igualar o Cruzeiro, maior vencedor da competição.

Além disso, o Fla também assume o topo do ranking de títulos neste século. Desde 2000, ninguém venceu mais Copas do Brasil do que o Flamengo, com 4 títulos, também empatado com o Cruzeiro. O Palmeiras, com 3 conquistas de 2000 para cá, aparece na cola.

Publicidade

Assim, o Flamengo se mostra cada vez mais hegemônico no torneio e se tornando um time mais "copeiro". Prova disso, é que nas últimas 8 finais de Copa do Brasil, o Mengão esteve presente em 4 delas. Derrotas para Cruzeiro e São Paulo, em 2017 e 2023 respectivamente, e vitórias contra Corinthians e Atlético Mineiro, em 2022 e 2024. No retrospecto geral, o Fla também é o líder em finais disputadas, com 10 decisões.

Títulos do Flamengo em Copa do Brasil

O Flamengo conquistou seu primeiro título da Copa do Brasil em 1990 e, desde então, tem construído uma trajetória de sucesso no torneio. Os títulos vieram em diferentes gerações de craques, consolidando a tradição do clube em ser competitivo nas principais competições nacionais. As demais conquistas vieram em 2006, 2013, 2022 e, agora, em 2024, reforçando o peso da camisa rubro-negra.

Com o título deste domingo, o Mengão também garantiu vaga direta na fase de grupos da Conmebol Libertadores em 2025. Agora, restando apenas o Campeonato Brasileiro, o Flamengo vai em busca de uma campanha história para tentar incomodar os líderes e lutar por mais esse troféu em 2024.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se