Flamengo tem 'prejuízo' financeiro com goleiro Santos, após dois anos

O Flamengo encaminhou a venda do goleiro Santos para o Fortaleza

5 jan 2024 - 07h03
(atualizado às 07h03)
Goleiro Santos, do Flamengo -
Goleiro Santos, do Flamengo -
Foto: Divulgação/Flamengo / Esporte News Mundo

O Flamengo encaminhou a venda do goleiro Santos para o Fortaleza e terá um prejuízo superior à 7 milhões de reais. Contratado pelo Rubro-Negro em abril de 2022, por aproximadamente 15 milhões de reias, o guarda-redes deve deixar o clube por cerca de 7 milhões, segundo o GE. Santos foi campeão da Libertadores e Copa do Brasil, sob comando de Dorival Júnior, porém perdeu espaço na última temporada.

Santos chegou ao Flamengo com 32 anos para disputar posição com Hugo Souza, já que o técnico Paulo Sousa não contava com Diego Alves. Por sua vez, 'Neneca' vivia altos e baixos no Flamengo e não inspirava confiança. O jovem goleiro teve uma ótima fase pelo clube em 2020, porém após falha em partida contra o São Paulo na Copa do Brasil, não conseuiu retomar o nível.

Publicidade

Porém, mesmo com a fase ruim de Hugo Souza, Santos jogou apenas quatro partidas em dois meses, sob comando de Paulo Sousa. O goleiro recém-chegado participou das vitórias contra o Altos, pela Copa do Brasil, Universidade Católica e Talleres, pela Libertadores e o empate contra o Talleres, na segunda partida contra o clube argentino pela competição sul-americana. Nesses primeiros jogos com Santos como titular, o Flamengo sofreu seis gols.

Com a demissão de Paulo Sousa, Dorival Júnor assumiu o Flamengo e escolhei Santos como goleiro titular definitivamente. Neste período, o guarda-redes viveu seu melhor momento no clube, sendo importante nas conquistas da Copa do Brasil e Libertadores. Hugo Souza acabou perdendo espaço e Diego Alves ficou afastado por lesão por um tempo significativo.

Dorival Júnior acabou não tendo seu contrato renovado para 2023, e Vitor Pereira foi o escolhido para comandar o Flamengo. O treinador português manteve com Santos como titular, porém o goleiro começou a oscilar. Na primeira decisão do ano, a Supercopa do Brasil contra o Palmeiras, Santos falhou em um dos gols, qunado 'tirou a mão da bola' e o Alviverde marcou. O Rubro-Negro acabou derrotado por 4×3 na ocasião.

Logo na sequência, o Flamengo viajou para o Mundial de Clubes, onde foi foi derrotado para o Al-Hilal na semi-final, por 3×2. Na disputa pelo terceiro lugar, o Rubro-Negro superou o Al Ahly por 4×2. Mesmo sem ter falhas graves, Santos não inspirava a mesma confiança da torcida, após sofrer cinco gols em dois jogos no torneio mais importante do ano.

Publicidade

A passagem de Vitor Pereira foi curta, e sua saída representou o último suspiro de Santos como titular do Flamengo. Seu sucesso, Jorge Sampoli priorizou Matheus Cunha, por ser um goleiro 'bom com os pés', característica totalmente oposta à de Santos. Com o argentino, foram apenas 9 partidas jogadas e 11 gols sofridos.

No fim da passagem de Sampaoli, o goleiro Rossi chegou ao Flamengo, após assinar um pré-contrato, porém também ficou no banco para Matheus Cunha. Com a demissão do argentino, Tite assumiu o comando técnico, porém também não utilizou Santos. Os ex-técnico da seleção preferiu escalar Rossi no fim do campeoanto e deve seguir assim para 2024.

Com cada vez menos oportunidades, Santos se despede do Flamengo com 63 jogos, 59 gols sofridos e 26 partidas sem ser vazado. O Fortaleza será o terceiro clube em sua carreira, aos 33 anos. Antes de defender o Rubro-Negro carioca, o goleiro teve uma passagem de 12 anos pelo Athletico, clube onde foi revelado.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações