A torcida do Flamengo coloriu Montevidéu de um rubro-negro carnavalesco ao longo desta semana, a mais importante para o clube desde o fim de 2019. A segunda final de Libertadores em três anos trouxe uma confiança típica do torcedor carioca, que canta e até provoca o Palmeiras, rival da final das 17h deste sábado, no Centenário, a cada esquina de Montevidéu e desperta curiosidade, inclusive, dos aficionados "hinchas" locais.
Basta um fósforo, como uma buzinada pela rua, um ambulante uruguaio usando da arte de persuasão dizendo que Gabigol vai decidir a final ou até mesmo um copo quebrado no restaurante... pronto, acende o fogo, o pretexto para gritar ao menos um "Mengo!" está formado.
Na Plaza Independencia, a cerca de cinco quilômetros do Estádio Centenário, um vendedor de uma tendinha de lembranças locais parou a nossa reportagem, ao constatar a nacionalidade, para perguntar se a torcida do Flamengo também era "incansável" quando joga no Brasil.
- Estou impressionado com a proporção de torcedores do Flamengo para o Palmeiras, que sei que é um grande clube do Brasil, mas não sei o que está acontecendo. A gente tem visto a torcida do Flamengo em todo canto, é incansável, não é para menos. Montevidéu estava precisando da alegria do seu povo, está lindo - disse o uruguaio Miguel Luz Cáceres, torcedor do Nacional.
E a Nação vai cantando nas ruas de Montevidéu! #VamosFlamengo pic.twitter.com/jOA7x6mx6X
— Flamengo (@Flamengo) November 27, 2021
Outro exemplo da pilha em que está a torcida do Flamengo é que na última terça, o último jogo do clube no Brasileiro antes da Libertadores, contra o Grêmio, em Porto Alegre, foi assistido com uma concentração de centenas de rubro-negros num bar localizado no bairro Punta Carretas. E o clima festivo se alastra desde então, independente da hora. Até a madrugada é hora.
Em uma esquina de Montevidéu no início da madrugada #lanceFLA #LanceNoUruguai pic.twitter.com/Nr0VIB0PtE
— Lazlo Dalfovo (@lazlodalfovo) November 26, 2021
Por falar em concentração, neste dia da finalíssima, a torcida do Flamengo foi convocada a aquecer o gogó na praça Roosevelt, o ponto de encontro dos rubro-negros definido pela Conmebol. De lá, serão escoltados pela polícia, que terá um esquema especial até o Centenário.
O fato é que o Flamengo deixará o hotel rumo ao estádio com um ambiente à Maracanã com um trunfo na manga para ser Tri da Libertadores. São esperados 14 mil torcedores (capacidade máxima) no setor específico e outro milhares no misto. A Conmebol aguarda 60 mil pessoas, ao todo.