Após a saída de Renato Gaúcho do Flamengo, as especulações sobre um possível retorno de Jorge Jesus logo começaram. Inclusive, o próprio VP de futebol do clube, Marcos Braz, já confirmou que o Mister é, sim, uma opção. Dessa forma, desde que chegou em Portugal, o dirigente é questionado e fala sobre o atual treinador de Benfica. Por isso, abaixo, o LANCE! traz uma cronologia dos fatos que envolvem Jorge Jesus e o Rubro-Negro.
04/12 - Braz responde perguntas sobre Jesus após reeleição de Landim
Depois das eleições, tanto Landim quanto Braz concederam entrevista coletiva na Gávea. Assim, naturalmente, o assunto de Jorge Jesus veio à tona. O VP de futebol, contudo, destacou ser uma temeridade falar do Mister naquele momento, mas confirmava publicamente pela primeira que o treinador era uma opção.
"Ele tem um contrato em vigência, tem dois compromissos importantíssimos nesses próximos 20 dias. É uma temeridade eu chegar e falar do Jorge até pela situação dele lá no Benfica nesse momento. Ele é um técnico que deu certo no Flamengo, ele e a torcida tem bastante conexão até porque ganhou muito aqui. Vamos dar tempo ao tempo, sem estar na inércia, mas com calma vamos ter um técnico para 2022".
"Não é um plano, é uma opção. O que eu estou falando aqui é que a gente não vai se mexer antes de acabar o Campeonato Brasileiro. Eu vou estar lá. Após isso aí e com calma a gente vai se mexendo no mercado. Não tem ninguém mapeando, não tem a gente mapeando nada no mercado, nada. Quem está mapeando e quem está vendo quem pode, de fato, treinar são as pessoas internas do clube, é o departamento de futebol do Flamengo".
07/12 - Jesus fala antes de jogo decisivo na Champions League
Poucos dias depois, durante a coletiva de imprensa antes do importante jogo do Benfica na Champions League contra o Dínamo de Kiev, Jesus foi questionado sobre as especulações do possível retorno ao Flamengo. O Mister foi direito e ressaltou que estava focado nos Encarnados.
"Estou focado no Benfica, sou treinador do Benfica e estou concentrado no que temos feito nos últimos 25 jogos. Amanhã vamos para o 26º jogo, o décimo na Champions, e nós estamos focados nas tarefas que temos de fazer".
08/12 - Jesus fala após classificação
Posteriormente, o Benfica venceu e avançou para a fase oitavas de final da competição. Mesmo assim, Jesus, mais uma vez, respondeu uma pergunta sobre o interesse do Flamengo em contratá-lo. O Mister, por sua vez, ressaltou o foco no time de Lisboa e lembrou que tem contrato até julho.
"O meu foco é só um: o Benfica. O trabalho que eu realizei de 14 meses (no Flamengo) vai ficar para sempre no meu currículo. Mas agora é focar no Benfica e no meu contrato que acaba em julho", disse o treinador.
17/12 - Spindel embarca para Portugal confirma que ideia é falar com Jesus
No último sábado, o diretor executivo de futebol do Flamengo, Bruno Spindel, concedeu entrevista aos jornalistas no aeroporto do Galeão, antes de embarcar para Portugal. O dirigente confirmou que o planejamento era conversar com Jorge Jesus, disse que gostaria que o Mister estivesse no clube novamente "para fazer mais história", mas destacou que contratar nesta janela é mais difícil.
"A ideia é essa. O presidente já falou, o Marcos falou, ele tem uma história linda aqui no Flamengo. Ele tem amizade comigo, com Marcos, com o presidente e com muita gente aqui dentro do Flamengo, a equipe técnica dele também. É um trabalho que deu muito certo, é uma pessoa fantástica, é um treinador fora de série. Nada mais justo com ele, com o clube, com o torcedor do Flamengo que a gente fale com o Mister, entender as possibilidades, os planos. É claro que a gente gostaria muito que ele estivesse conosco de novo para fazer mais história", disse Spindel.
"Não vou dizer prioridade, mas é uma conversa que a gente tem que ter. A gente gostaria muito que eles estivesse aqui conosco de novo. Sabemos que é muito difícil, que ele tem contrato no Benfica e essas questões são sempre difíceis. É uma janela complicada também para treinadores europeus, a temporada termina no meio do ano. É sempre mais difícil contratar nessa janela", completou.
18/12 - Braz embarca para Portugal e comenta possibilidades por Jesus
No dia seguinte, domingo, foi a vez de Marcos Braz embarcar para Portugal. Lá, ele foi questionado sobre uma matéria do jornal português "A Bola", que tinha a seguinte manchete: "Jorge Jesus diz não ao Flamengo". Assim, o dirigente foi questionado, mas negou que isso tenha acontecido.
"Não tem nenhuma negociação. Se não tem negociação, ele não pode ter falado "não". É o que eu falo, tem muita especulação", falou Braz, no saguão do Aeroporto Internacional Tom Jobim.
"Não dá para ficar toda hora negando, falando de A, B ou C. A gente está fazendo essa viagem de uma maneira muito bem planejada. Não estamos atrás de repetir absolutamente nada, estamos atrás de repetir o projeto que a gente idealizou no começo de 2019".
19/12 - Advogado de Jorge Jesus fala sobre possibilidade do retorno
O advogado de Jorge Jesus, Luís Miguel Henrique, foi outra figura importante a comentar essa possibilidade de retorno do Mister ao Flamengo. Em entrevista ao jornal português "Record", ele admitiu que o ambiente em torno do técnico no Benfica "não é fácil", mas ressaltou que, até aquele momento, não houve proposta por parte do Rubro-Negro.
"Há uma questão e não tenho problemas em dizer isto. Neste momento, o ambiente em torno de Jorge Jesus no Benfica não é fácil, porque não está ganhando. Depois, há um somatório de coisas, em que o menos responsável é o Flamengo. Está a fazer a parte que lhe compete, até porque há ano e meio aconteceu-lhes a mesma coisa: o Jorge estava quietinho e sossegado no Flamengo, tinha renovado contrato, e os órgãos de comunicação social e o Benfica carregaram em cima até chegar", disse Luís Miguel Henrique ao jornal português "Record", emendando:
"É claro e óbvio que o Flamengo quer um treinador. Se pudesse ser Jorge Jesus, eles quereriam? Com toda a certeza absoluta. Se é prioridade para o Flamengo? Tens de perguntar ao Marcos Braz. Ele (Braz) não mente! O Jorge Jesus nunca disse que não, porque não houve uma conversa a esse respeito. Não há rigorosamente qualquer proposta".
19/12 - Braz chega em Lisboa, e vê o como Mister uma "opção natural"
Ao desembarcar em Portugal, o VP de futebol do Flamengo, mais uma vez, foi abordado sobre Jorge Jesus. Assim, ele respondeu as perguntas da imprensa portuguesa afirmou que o Mister, pelo histórico de sucesso no Rio de Janeiro, "é uma opção natural" .
"Tenho uma relação pessoal com o Jorge, por quem tenho um carinho enorme. Quando vim buscá-lo (em 2019), acreditou em mim e no projeto esportivo que apresentei. Cumpri tudo o que tratei com ele, e o Jorge é sempre uma opção natural, apesar de ter contrato em vigor (Benfica)", falou Braz, emendando:
"Como já disse no Brasil, Jorge Jesus não é um projeto, pode ser uma opção. Não viemos resgatar ninguém, nem nenhum projeto que tenha ficado para trás. Queremos construir algo para o futuro".
20/12 - Braz cutuca presidente do Benfica que levou o Mister
No dia seguinte, Braz conversou ao vivo com o canal português CMTV. Na entrevista, o VP disse que "muito provavelmente" tomará um café com o Mister e acredita que conversar com o técnico não é "nenhuma indecência". Para sustentar o posicionamento, Braz lembrou que, em 2020, o Benfica foi atrás de Jesus quando ele ainda cumpria contrato com o Fla .
"O Jorge tem jogos importantes aqui, o Jorge está focado e com a cabeça aqui no Benfica, tem contrato até 30 de maio do ano que vem. Isso também não é problema, né? Porque quando o presidente do Benfica foi lá atrás do Jorge Jesus, ele também tinha contrato com a gente. Então, não estou fazendo nenhuma indecência, não estaria fazendo nenhuma indecência se eu fosse em cima do Jorge Jesus, porque, quando o Jorge Jesus estava no Flamengo, ele também estava sob contrato", disse Braz, ao canal CMTV, de Portugal.
21/12 - VP reitera que, se houver chances, quer Jesus
Na última terça-feira, Marcos Braz conversou com jornal português "O Jogo" e disse que não foi a Portugal para contratar Jesus. Entretanto, caso haja a possibilidade, o VP disse que quer e tentará recontratar o Mister para assumir o comando do time.
"Jorge Jesus não é um sonho. O meu sonho é levar um técnico que possa ter os mesmos grandes resultados que o Jorge teve. Quero um técnico português com uma equipa robusta e não vale a pena insistir em perguntar pelo Jorge Jesus pois eu não vim aqui para contratá-lo. Mas, se for possível, se houver uma chance, vou tentar e quero contratá-lo também", comentou Braz.
"Mas, desde que estou aqui em Lisboa em nenhum momento estive com o Jorge. Provavelmente vou estar, tomar um café com ele pela relação que temos. Tenho viagem marcada para dia 23 e, se tiver as coisas resolvidas, volto para o Brasil. Não vim a Portugal para convencer o Jorge. Vim atrás de um projeto no qual sempre acreditei. De certeza que levarei para o Flamengo um treinador e uma equipe técnica para que possamos desenvolver um excelente trabalho no Brasil como fez o Jorge Jesus e o Abel Ferreira", completou.
21/12 - Braz diz que não esperará o Benfica perder
Hora depois, em entrevista ao canal SIC Notícias, também de Portugal, Braz destacou que não esperará ou torcerá para o Benfica ser derrotado dos jogos decisivos contra o Porto, que acontecem ainda neste mês. Além disso, ele frisou que "em nenhum momento" falou com Jorge Jesus.
"Eu estou sendo direto para você. Eu não vou ficar aqui esperando ou torcendo para o Benfica perder ou para o Jorge perder o jogo. O Jorge Jesus sempre será uma opção, mas hoje ele está com contrato. E isso não é problema porque quando o Luiz Felipe Vieira foi ao Brasil, ele (Jesus) estava sob contrato. Então, ele pode ser uma opção, é uma opção desde que ele esteja aberto para isso", disse Braz.
"E em nenhum momento eu encontrei o Jorge Jesus, eu preciso ter essa credibilidade. Em nenhum momento falei com o Jorge Jesus até agora em respeito ao Benfica, pelos jogos que ele tem, em respeito até pelo Jorge", completou o VP.
Por outro lado, os dirigentes podem esperar o primeiro jogo decisivo contra o Porto, que acontece nesta quinta-feira, pela Taça de Portugal antes de retornar ao Brasil. Dessa forma, Braz e Spindel poderão, finalmente, se encontrar com o treinador.