Por onde andam os campeões da Libertadores de 2019?

Na comemoração de 5 anos do bicampeonato da Libertadores, confira por onde andam os jogadores que fizeram história saindo da fila de 38 anos

25 nov 2024 - 06h00
(atualizado às 06h11)
Flamengo Campeão da Libertadores 2019 (ERNESTO BENAVIDES/AFP via Getty Images)
Flamengo Campeão da Libertadores 2019 (ERNESTO BENAVIDES/AFP via Getty Images)
Foto: Esporte News Mundo

No dia 23 de novembro de 2019, na tarde daquele sábado, o Flamengo conquistou o América novamente, com uma vitória inesquecível de virada contra o River Plate. O placar de 2 a 1 nos minutos finais deu ao rubro-negro troféu da Libertadores após 38 anos de espera. Agora, cinco anos depois daquela campanha histórica, onde estão os jogadores que participaram da final em Lima?

Entre os 23 jogadores relacionados, apenas quatro permanecem no clube atualmente: Arrascaeta, Gerson, Bruno Henrique e Gabigol. O último, grande nome daquela final com dois gols já anunciou sua saída do Flamengo no final da temporada. Confira por onde andam os demais atletas daquele grande time.

Publicidade

Os bicampeões da América

Começando pela defesa campeã da Libertadores, o goleiro Diego Alves está sem clube. Ele deixou o Flamengo no fim de 2022 e passou pelo Celta de Vigo, da Espanha, no primeiro semestre de 2023. Porém, sofreu uma grave lesão no joelho e deixou o time sem sequer estrear.

Na zaga, Rafinha está no São Paulo. O lateral-direito titular da campanha de 2019 deixou o Flamengo durante a temporada seguinte e acertou com o Olympiacos da Grécia. Em seguida, retornou ao Brasil para o Tricolor Paulista. A dupla de zaga da Libertadores tinha Rodrigo Caio, que hoje está no Grêmio e Pablo Marí que atualmente é zagueiro do Monza. Rodrigo Caio teve inúmeras lesões no Flamengo nos anos seguintes à conquista do título. Pelo Grêmio, são apenas três jogos. Já Marí, passou por Arsenal, da Inglaterra, e Udinese, da Itália, antes de chegar ao seu atual clube. Fechando a zaga, Filipe Luís ainda está na Gávea, mas não dentro das quatro linhas. O atual treinador do Flamengo esteve muito bem nas categorias de base e assumiu o elenco profissional neste ano, conquistando a Copa do Brasil. 

Fechando os que iniciaram a partida, Willian Arão, que está no Panathinaikos, da Grécia e Éverton Ribeiro, que atualmente defende o Bahia. O volante titular da campanha de 2019 se despediu do Flamengo em julho de 2022 e se transferiu para o Fenerbahçe, da Turquia, antes de chegar aos gregos. Já o meia, ídolo rubro-negro deixou o clube no fim do contrato, em dezembro de 2023, e acertou sua transferência para o futebol baiano. Pelo Tricolor de Aço, já são 57 jogos na temporada, sendo 51 iniciando como titular, com seis gols e nove assistências.

Vieram do Banco

Além dos 11 titulares, 3 outros atletas vieram do banco na final da Libertadores e estavam em campo no fatídico 23 de novembro de 2019. Vitinho atualmente está no Al-Ettifaq, da Arábia Saudita. O atacante, que entrou no fim do segundo tempo na decisão de Lima, deixou o Flamengo em 2022 e se transferiu para o futebol saudita. Diego Ribas, outro ídolo, já se aposentou. Camisa 10 daquela campanha, o meia ficou marcado pelo lançamento para Gabigol, que gerou o gol da virada sobre o River Plate, aos 46 minutos da segunda etapa. Diego pendurou as chuteiras profissionalmente no fim da temporada 2022, com a camisa do Flamengo. Por fim, Piris da Motta voltou ao seu país e está no Cerro Porteño, do Paraguai. Com pouco espaço no Flamengo, está há 3 anos no tradicional time paraguaio.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações