Flamengo e Athletico Paranaense se enfrentam neste sábado pela final da Libertadores. O árbitro da partida será o argentino Patricio Loustau, que conta com experiência de mais de 10 anos de quadro da FIFA e estará na Copa do Mundo do Catar, no fim deste ano.
Filho de Carlos Loustau, um dos árbitros mais renomados do futebol argentino, Patricio é publicitário e tem 47 anos. Ele faz parte do quadro da FIFA desde 2011 e já apitou diversas partidas nesta edição da Libertadores, incluindo uma do Flamengo no mata-mata.
Contra o Corinthians, o árbitro teve decisão complicada no gol de Arrascaeta, que culminou na vitória rubro-negra em Itaquera. Além disso, em 2019, Loustau foi o responsável pela arbitragem na goleada histórica do Rubro-Negro sobre o Grêmio, por 5 a 0. No entanto, esta não foi a maior instância dele na competição.
Em 2020, o argentino comandou a final da Libertadores entre Palmeiras e Santos. Com atuação segura e excelente ciclo de quatro anos, Patricio é um dos árbitros argentinos escolhidos para a Copa do Mundo, no fim do ano.
No entanto, antes de pensar no Mundial do Catar, Loustau entrará em campo para comandar o jogo entre Flamengo e Athletico, neste sábado. As equipes se enfrentam a partir das 17h (de Brasília), no Estádio Monumental de Guayaquil.