Tribunal vai analisar recurso do León contra exclusão do Mundial de Clubes

Clube mexicano tenta recuperar sua vaga, enquanto Alajuelense, da Costa Rica, reivindica participação no torneio

26 mar 2025 - 18h16
(atualizado às 18h22)
Foto: Leopoldo Smith/Getty Images - Legenda: James Rodríguez é a principal estrela do León, do México / Jogada10

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) analisará no dia 23 de abril, em Madri, o recurso do León contra sua exclusão do Mundial de Clubes da Fifa. A informação foi divulgada pela imprensa esportiva do México e a decisão pode mudar o adversário do Flamengo na competição.

A audiência contará com representantes do León e do Alajuelense, da Costa Rica. O clube costarriquenho iniciou o processo pedindo uma vaga no torneio, alegando que, de acordo com o regulamento da Fifa, dois times do mesmo proprietário não podem disputar a competição.

Publicidade

Campeão da Concacaf Champions em 2023, o León pertence ao mesmo grupo do Pachuca, outro time mexicano já confirmado no Mundial. Na semana passada, a Fifa decidiu retirar o León do torneio, mas o clube recorreu ao Tribunal Arbitral do Esporte.

O León estava no Grupo D e seria o terceiro adversário do Flamengo na fase de grupos. A Fifa ainda não definiu quem ocupará sua vaga. O Alajuelense, mesmo sendo apenas o 15º colocado no ranking da Concacaf, defende seu direito. Isto porque todos os clubes à sua frente são do México ou dos Estados Unidos. A inclusão de qualquer um deles violaria outra regra do torneio, que limita a dois o número de representantes por país, exceto para times que conquistaram títulos continentais entre 2021 e 2024.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitterInstagram e Facebook.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações