Em décimo e um dos quatro times ainda sem vitória após as três primeiras rodadas do Carioca, o Fluminense busca evitar uma marca negativa. Afinal, desde a mudança de regulamento do Estadual do RJ, em 2021, a equipe tricolor jamais ficou fora da semifinal.
Antes de 2021, o Campeonato Carioca era dividido em Taça Guanabara e Taça Rio, com os 12 clubes divididos em dois grupos de seis. O campeão de cada taça, então, se enfrentava na decisão, caso times diferentes fossem os campeões em questão. Desde então, a Taça Guanabara até vale seu título próprio, mas não garante vaga na final, com os times passando pela semifinal.
Com apenas dois pontos em três rodadas, o Flu já se vê quatro pontos atrás do quarto colocado Volta Redonda, que possui seis. Assim, o Tricolor precisa melhorar e muito o rendimento nas oito rodadas restantes para evitar algo que nunca aconteceu desde a alteração do regulamento: ficar abaixo das quatro posições cimeiras.
Na primeira temporada com a mudança, em 2021, o Fluminense terminou em segundo, com os rivais Vasco e Botafogo eliminados. O Tricolor chegou à final do Carioca, mas perdeu para o Flamengo.
Nos anos seguintes, porém, a história mudou. Afinal, a equipe das Laranjeiras venceu a Taça Guanabara e também conquistou o Cariocão. As conquistas foram em cima do Flamengo, em 2022 e 2023. Já em 2024, a equipe à época treinada por Fernando Diniz finalizou a Taça Guanabara em quarto - sua pior colocação na Taça GB desde a mudança de regulamento. Na semifinal, jogos apáticos contra o próprio Flamengo, que avançou e viria a ser campeão contra o Nova Iguaçu.
Confira os grandes eliminados da Taça GB e a classificação do Fluminense
2021 - Vasco e Botafogo eliminados (Fluminense em segundo)
2022 - Os quatro passaram (Fluminense campeão)
2023 - Botafogo eliminado (Fluminense campeão)
2024 - Botafogo eliminado (Fluminense em quarto)
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.