O Fluminense empatou com o Grêmio no Maracanã pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Flu começou perdendo, correu atrás do prejuízo e parecia ter o jogo ganho até os 50 minutos do segundo tempo, quando o árbitro Matheus Candançan marcou um pênalti a favor do time de Porto Alegre. Nos acréscimos, Reinaldo cobrou bem, superou Fábio e empatou para o Tricolor dos Pampas. Além de não conseguir os três pontos, a equipe de Mano Menezes saiu com seis jogadores suspensos, um deles nem chegou a entrar em campo.
O pênalti cobrado por Reinaldo foi o 12º gol sofrido pelo Fluminense após os 30 minutos do segundo tempo no Brasileirão de 2024, uma situação bastante preocupante, já que o time parece não conseguir suportar a pressão dos adversários até o final, sucumbindo ao cansaço ou, em alguns casos, ao conforto da vantagem no placar. O conhecido recuo quando está vencendo, tão característico de Mano Menezes, nem sempre é efetivo, e os erros frequentes da defesa combinados com a dificuldade que os jogadores do Flu têm de chegar ao gol são fatores que podem estar contribuindo para que esse padrão se repita.
Veja as partidas em que o Flu tomou gols nos minutos finais:
1 - Fluminense 2 x 2 Atlético-MG
2 - São Paulo 2 x 1 Fluminense
3 - Fluminense 1 x 2 Atlético-GO
4 - Fluminense 0 x 1 Flamengo
5 - Fluminense 0 x 1 Vitória
6 - Juventude 2 x 1 Fluminense
7 - Fluminense 0 x 1 Botafogo
8 - Atlético-GO 1 x 0 Fluminense
9 - Vitória 2 x 1 Fluminense
10 - Fluminense 2 x 2 Grêmio
E, como se não bastasse ver os tão necessários três pontos, que já estavam praticamente garantidos, irem embora, o Tricolor ainda amargará as consequências desta partida contra o Grêmio na próxima sexta-feira, 8, no confronto com o Internacional, já que seis jogadores importantes do Tricolor estarão suspensos. PH Ganso levou cartão amarelo após o fim do primeiro tempo. O camisa 10 resolveu aproveitar que a bola não rolando para reclamar fortemente da arbitragem, que não o deixou impune e amarelou o jogador. Kauã Elias levou amarelo pouco antes de ser substituído aos 32 do segundo tempo. Fábio recebeu o cartão após cometer a falta que culminou no empate do adversário. John Arias e Thiago Santos foram advertidos com cartões amarelos por Matheus Candançan após questionarem o lance em que houve a penalidade máxima. E não para por aí: ainda teve jogador expulso sem nem ter entrado em campo. Felipe Melo não poupou críticas às decisões da arbitragem e chegou a aproveitar as presença das câmeras para desabafar, o que não agradou nem um pouco a Candançan, que prontamente deu o vermelho para o camisa 30.
Empate ou derrota?
Enquanto o Grêmio volta para Porto Alegre depois de arrancar o empate fora de casa, o time das Laranjeiras, que foi superior em grande parte do jogo, acumula problemas e insatisfações em um cenário desfavorável e, para a equipe, questionável. Apesar do 2 a 2 no placar, só uma equipe saiu com a derrota de um jogo que, teoricamente, não teve vencedor: o Fluminense.