Fluminense x Atlético-MG acontece nesta quarta-feira (18), às 19h (horário de Brasília), no Maracanã, em duelo válido pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores.
O Fluminense vem de uma derrota desanimadora e amarga contra o Juventude por 2 a 1, após abrir o placar na partida, mas sofrer a virada em um intervalo de 3 minutos.
Na última fase, o Tricolor das Laranjeiras foi o responsável por eliminar o Grêmio da competição, após dois confrontos equilibrados - na ida o Imortal Tricolor foi melhor, inclusive conquistou a virada dentro de casa -, que foram decididos nos pênaltis.
Enquanto isso, o Galo avançou sobre o San Lorenzo (ARG), após dois confrontos com placar magro - 1 a 1 na Argentina, e 1 a 0 em Belo Horizonte. O San Lorenzo chegou a dominar o duelo em alguns momentos, mas a superioridade técnica do Atlético prevaleceu.
Após também enfrentar um brasileiro na última fase, o Fluminense fez uma sequências de dois jogos excelentes e um ruim, justamente a derrota do último domingo (15) para o Juventude. As duas vitórias pós-classificação foram justamente contra o Galo e o São Paulo.
Já o Atlético-MG, nesse mesmo período conquistou uma classificação na Copa do Brasil, por coincidência, no mesmo São Paulo. Porém, no Brasileirão, vem de uma derrota por 3 a 0 para o Bahia no fim de semana, que talvez tenha impacto sobre esse duelo de Libertadores.
Para essa partida, o técnico Mano Menezes terá desfalques consideráveis, como Ignácio - zagueiro que vinha conquistando a confiança do treinador - e Diogo Barbosa, ambos lesionados; além deles, Gabriel Fuentes, recém-contratado, não pode atuar por já ter jogado pelo Junior Barranquilla.
A boa notícia para o Tricolor, é que Germán Cano novamente estará disponível, e tem chances de ou começar jogando, ou entrar no decorrer da partida. No domingo, Cano foi relacionado, mas não entrou na derrota para o Juventude no Alfredo Jaconi.
Do outro lado, o técnico Gabriel Milito poupou peças importantes da sua equipe no jogo do final de semana, e sofreu consequências por isso: uma derrota bruta por 3×0, além de um desempenho muito criticado pela torcida e reconhecido pelo Hulk.
Com isso, Arana - que esteve com a Seleção Brasileira -, Junior Alonso, Alan Franco e Paulinho irão voltar aos seus postos na titularidade, além de Saravia, que sentiu dores no treino, mas deve estar disponível. Nos desfalques, Zaracho, Alison, Otávio e Vargas estão no DM e devem ser baixas.
RETROSPECTO
Fluminense x Atlético-MG já aconteceu, oficialmente, 81 vezes, com ampla vantagem para o Galo, que leva a melhor com 34 vitórias. O Tricolor das Laranjeiras leva a pior no confronto com 22 vitórias, enquanto 25 empates marcam esse duelo entre os rivais interestaduais. Dessa vez, o confronto é válido pela Copa Libertadores.
FICHA DO JOGO
Fluminense x Atlético-MG - Copa Libertadores - Quartas de final
Local: Maracanã - RJ
Data: 18/09/2024
Horário: 19h (de Brasília)
Transmissão: Paramount+.
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Maximiliano del Yesso (ARG)
VAR: Silvio Trucco (ARG).
Quarto árbitro: Maximiliano Ramirez (ARG)
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Guga; Bernal, Martinelli e Ganso; Serna, Arias e Cano. Técnico: Mano Menezes.
Atlético-MG: Everson, Saravia (Mariano), Battaglia, Alonso, Arana; Fausto Vera, Alan Franco, Bernard, Scarpa, Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.
Palpites:
Gustavo Martins, setorista do Fluminense
"No último encontro entre as duas equipes pelo Brasileirão, o Galo jogava em casa e até por isso conseguiu ter um certo controle inicial da partida, tocando bastante a bola e valorizando a posse dela. Entretanto, o Atlético terminou a partida sem sequer chutar a gol, inadmissível para um elenco como o do Milito. Já o Fluminense, incomodou bastante o goleiro Everson e, por isso, saiu com os 3 pontos. Dessa vez, os 90 minutos iniciais de uma decisão de Libertadores pode apresentar dois times bem presos, com mais receio de jogar, mas não posso deixar de destacar a importância do Fluminense levar a vantagem para Belo Horizonte, já que, por experiência recente na Copa do Brasil, o Galo fica bastante confortável quando consegue 'segurar' o resultado fora de casa."