Em Porto Alegre, o Fortaleza foi derrotado pelo Grêmio por 3 a 1, na noite de sexta-feira (4), em jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro e perdeu a oportunidade de reassumir a liderança da competição.
Os tricolores protagonizaram um duelo intenso, com o primeiro tempo equilibrado. Aravena abriu o placar para o Grêmio, mas não demorou para Hércules marcar o gol de empate do Fortaleza. Após o intervalo, os gaúchos construíram a vitória e ampliaram o placar com Braithwaite.
Além da desvantagem no marcador, o Fortaleza perdeu um jogador na segunda etapa. Depois de receber o segundo cartão amarelo na partida, Mancuso foi expulso e deixou o Leão com um a menos. Para fechar o placar, Soteldo balançou as redes nos acréscimos e garantiu os três pontos para o Tricolor Gaúcho.
Após três rodadas sem perder, o Leão do Pici voltou a sofrer um revés. Com o resultado, a equipe permanece na terceira colocação com 55 pontos e não corre risco de perder posições na tabela, devido a diferença de sete pontos para o quarto colocado.
Apesar de manter a posição na classificação, o Fortaleza deixou escapar a chance de assumir o primeiro lugar da tabela e espera os resultados do líder Botafogo e o vice-líder Palmeiras para recalcular os próximos passos na disputa pelo título. No momento, o Laion está a dois pontos do primeiro colocado e a apenas um do segundo.
O próximo desafio do Fortaleza no Campeonato Brasileiro será somente no dia 16 de outubro, após a Data FIFA, quando recebe o Atlético Mineiro na Arena Castelão, para jogo válido pela 30ª rodada. Até lá, o Leão segue em preparação para continuar lutando pela taça.