O Fluminense “amassou” o seu maior rival numa decisão apoteótica no Maracanã. Humilhou o Flamengo com goleada por 4 a 1 na noite deste domingo e conquistou assim o título do Carioca. Foi um triunfo com a assinatura de seu técnico, Fernando Diniz, responsável pelo futebol de alta qualidade apresentado pelo Tricolor na competição.
O time de Germán Cano, Marcelo e companhia dominou inteiramente o Rubro-Negro. Forte na marcação, com velocidade e muitas variações, o Tricolor não deixou o Flamengo ver a cor da bola. Fez dois gols e poderia ter ampliado o placar ainda na etapa inicial. O primeiro, de Marcelo, foi um presente para quem gosta de futebol.
Depois, coube a Germán Cano marcar o segundo e também o terceiro, que se concretizou após o goleiro Santos defender parcialmente pênalti cobrado pelo próprio artilheiro.
O Flamengo parecia um bando desorientado e seu treinador Vítor Pereira, desolado, era a imagem do abatimento que afligia a equipe toda. Mesmo assim, houve algumas tentativas de diminuir o placar. Mas lá atrás estava Fábio, 42 anos, talvez o melhor goleiro em atividade no Brasil. Em excelente fase, ele anulou os poucos lances de perigo do Flamengo.
O desastre ainda não estava completo. Numa finalização cheia de estilo, Alexsander fez 4 a 0, e depois disso, o Fluminense diminuiu o ritmo, cadenciando o jogo. No último minuto dos acréscimos, Ayrton Lucas descontou, mas não havia tempo para mais nada e o grito de “olé” dos tricolores no estádio deu lugar a uma explosão de alegria quando do apito final.