Em carta, Bom Senso pede "renúncia imediata" de Del Nero

8 jun 2015 - 18h00
(atualizado às 18h01)

Na esteira dos acontecimentos recentes do futebol mundial, o movimento de jogadores Bom Senso FC emitiu um manifesto nesta segunda-feira com pedidos para a melhora do futebol brasileiro. Destaca-se entre as demandas do grupo um pedido da "renúncia imediata" de Marco Polo Del Nero, atual presidente da CBF. 

Bom Senso quer renúncia de Marco Polo Del Nero
Bom Senso quer renúncia de Marco Polo Del Nero
Foto: Paulo Whitaker / Reuters

O manifesto dos jogadores pede seis itens, entre eles uma democratização da CBF com limites de reeleição e direto de votos a todos clubes na Assembleia Geral. Ademais, solicita a aprovação do Fair Play financeiro, lei que circula na Câmara e que a confederação tenta alterar. 

Publicidade

Veja na íntegra o manifesto do Bom Senso FC: 

"A partir da prisão de Marin e da renúncia de Blatter, o Torcedor, a comunidade do futebol e a sociedade brasileira cobram mudanças reais no modelo de gestão da Confederação Brasileira de Futebol.

O Bom Senso FC reitera a público as propostas de mudanças estatutárias que visam democratizar a CBF e iniciar o processo de renovação reivindicado pelos torcedores, por ídolos do nosso futebol e por amplas parcelas da mídia e da sociedade.

1) limitação de mandatos, permitindo apenas 1 (uma) reeleição à Presidência da entidade;

Publicidade

2) Democratização das instâncias de decisão da CBF, como o Colégio Eleitoral, a Assembleia Geral e os Conselhos Técnicos, garantindo direito proporcional de voto aos atletas, técnicos e gestores;

3) direito a voto a todos os clubes participantes do Campeonato Brasileiro, de todas as divisões, na Assembleia Geral da CBF;

4) diminuição da cláusula de barreira: apoio de 1 (uma) Federação ou de 1 (um) clube para inscrição de chapas à Presidência da CBF;

5) adoção das medidas de Fair Play Financeiro previstas no texto original da MP 671; e

6) banimento do esporte de todos os envolvidos com escândalos de corrupção.

Ronaldo pede renúncia de Del Nero e descarta cargo na CBF
Video Player

Pelo posicionamento público dos dirigentes da CBF e pelas informações obtidas pela imprensa, não acreditamos que a Assembleia Geral da próxima quinta-feira, dia 11, sob o comando de Marco Polo Del Nero, aprove essas medidas democratizantes.

Publicidade

Diante disso, defendemos a renúncia imediata do presidente Del Nero ao seu cargo e convocação de novas eleições para a CBF até o final do ano, já com as propostas de mudanças estatutárias em curso.

Bom Senso Futebol Clube,

por um futebol melhor para todos"

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se