O primeiro capítulo do duelo entre Botafogo e São Paulo, pelas quartas de final da Libertadores, começa nesta quarta-feira. As duas equipes se enfrentaram no Estádio Nilton Santos, às 21h30. Antes de chegar nesta etapa da competição, o Alvinegro eliminou o Palmeiras em confronto equilibrado. Por outro lado, o Tricolor Paulista levou a melhor sobre o Nacional-URU.
A equipe de Artur Jorge chega com uma boa sequência de resultados, lidera o Brasileirão, com 53 pontos, e sonha com seu primeiro título da Libertadores. Caso avance para as semifinais, o Alvinegro igualará suas duas melhores campanhas dentro da competição continental, nos anos de 1963 e 1973.
Por outro lado, o Tricolor Paulista chega sonhando em conquistar o quarto título da competição em sua história, e também de voltar a disputar uma semifinal, que não acontece desde 2016. Para isso, o técnico argentino Luis Zubeldia conta com a melhor defesa da competição, que tem apenas três gols sofridos em oito jogos, e decidirá a vaga em casa, no Morumbis que espera receber mais de 60 mil pessoas na semana que vem. Confira os palpites para a partida desta quarta-feira.
Provável escalação do Botafogo
Para o duelo de logo mais, o técnico português Artur Jorge poderá contar com quase todo o elenco à sua disposição. Ele contará com o retorno do volante Gregore, que havia cumprido suspensão na vitória sobre o Corinthians.
Sua grande dúvida está nas laterais. Pelo lado esquerdo, Marçal deve começar pelo fato do clube estar dosando os minutos do recém-contratado Alex Telles, no intuito de prevenir possíveis lesões. Pelo outro lado, Vitinho deve começar jogando ao invés do uruguaio Mateo Ponte, titular nas oitavas.
Provável escalação do Botafogo deve ser: John; Vitinho (Mateo Ponte), Bastos, Alexander Barboza e Marçal; Gregore, Marlon Freitas e Thiago Almada; Luiz Henrique, Igor Jesus e Savarino.
Provável escalação do São Paulo
Por outro lado, o São Paulo não chega com uma boa sequência para o duelo de logo mais, foi eliminado da Copa do Brasil para o Atlético-MG e venceu apenas um de seus últimos três jogos no Brasileirão. No entanto, o triunfo com o time reserva sobre o Cruzeiro serviu para reanimar os ânimos da equipe, que está na quinta colocação no campeonato nacional. Fora isso, é a melhor defesa da Libertadores, com apenas três gols sofridos em oito jogos.
Para o duelo de logo mais, o técnico Luis Zubeldia terá algumas voltas de jogadores que estavam suspensos. Casos de Bobadilla e Rafinha, que não jogaram na vitória sobre a Raposa. Além disso, Lucas Moura retorna ao time titular após ter sido poupado. Por outro lado, o São Paulo não poderá contar com Pablo Maia, Alisson, Rodrigo Nestos, Liziero e Ferreira, que estão no departamento médico.
A grande mudança na equipe titular a ser promovida pelo técnico argentino deve ser a entrada do atacante William Gomes, que marcou o gol da vitória no último jogo. Com isso, Luciano pode sair do time.
Provável escalação do São Paulo: Rafael, Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo e Bobadilla; Wellington Rato, Lucas e William Gomes; Calleri.
Arbitragem
Quem comandará a arbitragem será o uruguaio Esteban Ostojich, ele será auxiliado por Nicolás Tarán e Carlos Barreiro, com Mathias de Armas como quarto-árbitro. O VAR terá o comando de Leodán González, com Richard Trinidad como AVAR. Mesma equipe de arbitragem do primeiro jogo contra o Palmeiras.
FICHA DO JOGO
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data e hora: 18/8/2024, às 21h30 (de Brasília)
Data: 18/09/2024
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Nicolás Tarán (URU) e Carlos Barreiro (URU)
VAR: Leodán González (URU)
Ingressos: Esgotados
Transmissão: Globo, ESPN e Star+
Retrospecto
Ao longo da história, Botafogo e São Paulo se enfrentaram 108 vezes, com 43 vitórias para o São Paulo e 40 para o Botafogo. Além de 25 empates. O último encontro, válido pela 19ª rodada do Brasileirão 2024, terminou empatado por 2 a 2.
Palpites
Fernando Asvolinsque, setorista do Botafogo.
"O Botafogo vem de uma sequência e conta com o apoio de sua torcida, que esgotou os ingressos. Creio que será um jogo equilibrado, terá mais de um gol, mas acho que o Alvinegro vença por conta de estar jogando melhor e pela campanha que a equipe vem fazendo na Libertadores."
Palpite: Botafogo 3 x 1 São Paulo.
Lucas Pereira, setorista do São Paulo no ENM:
"O São Paulo chega para o jogo de ida das quartas de final da Libertadores com ânimo revigorado após importante vitória fora de casa pelo Brasileirão. O time se comporta bem em jogos de mata-mata, joga com aplicação e competitividade. Mesmo com o Botafogo sendo considerado por muitos o melhor time do Brasil atualmente, o São Paulo será capaz de competir, equilibrar as ações no jogo e conquistar um resultado no Nilton Santos que lhe permitirá se classificar no Morumbis."
Palpite: Botafogo 1 x 1 São Paulo.