Pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, Internacional e Athletico-PR se enfrentaram na noite desta quarta-feira, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). Com belos gols de Christian e Willian Bigode, o Furacão saiu vitorioso por 2 a 0.
Assim, o Colorado perde a segunda consecutiva na competição, estacionando nos sete pontos. Com isso, junto aos demais resultados da rodada, cai da oitava para a 11ª colocação. Por outro lado, o clube paranaense vence a segunda seguida, chega aos nove tentos e salta na tabela de classificação. O clube pulou da décima para a quarta posição, ingressando no G4.
Em dia recheado de polêmicas com as investigações da operação Penalidade Máxima, realizada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), ambos os clubes tiveram desfalques para a partida. O meio-campista Maurício foi citado em conversas entre apostadores investigados no caso e ficou fora do jogo por escolha do clube gaúcho em preservá-lo. Por terem os nomes em uma planilha de apostadores, o lateral Pedrinho e o volante Bryan García foram afastados pela equipe paranaense.
Na próxima rodada, portanto, o Internacional visita o Atlético-MG, às 21 horas (de Brasília) de sábado, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG). Na tarde de domingo, o Athletico-PR faz clássico contra o Coritiba, a partir das 18h30, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR).
O jogo entre Internacional e Athletico-PR
Tentando a recuperação na competição, o Internacional foi para o ataque e levou perigo logo aos três minutos. Pedro Henrique recebeu cruzamento de Bustos, mas cabeceou para fora. Quatro minutos mais tarde, Luiz Adriano foi o alvo do passe do lateral argentino, mas o camisa 9 carimbou a trave.
O Colorado seguiu pressionando e assustou aos 18, em chute de Pedro Henrique, que obrigou Bento a espalmar para escanteio, e aos 20, novamente com Luiz Adriano, que recebeu lançamento de Vitão e acertou o travessão ao tentar encobrir o goleiro adversário.
A grande chance do Athletico-PR no primeiro tempo aconteceu aos 35 minutos. Vitor Roque recebeu na direita e cruzou para Pablo, que dominou e chutou rasteiro, mas acertou a rede pelo lado de fora.
O Furacão voltou melhor do intervalo e levou perigo logo aos três minutos. Bustos falhou e entregou a bola para Canobbio, que invadiu a área e bateu, mas errou o alvo. No minuto seguinte, Fernando cruzou para Vitor Roque, que cabeceou para fora.
Aos 33, Christian recebeu de Canobbio na ponta esquerda da área, dominou ajeitando para o meio e bateu com categoria de perna direita para abrir o marcador no Beira-Rio e colocar os paranaenses em vantagem na partida. A bola ainda bateu na trave antes de entrar.
Por fim, aos 50 minutos, Bento deu belo lançamento para Willian Bigode, que havia acabado de entrar em campo. O atacante dominou, aproveitou o posicionamento adiantado de Keiller e encobriu o goleiro para anotar o segundo do Athletico-PR, dando números finais ao jogo.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 0 X 2 ATHLETICO-PR
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 10 de maio de 2023, quarta-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa-RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Público: 13.537
Cartões amarelos: Hugo Moura, Pedro Henrique, Vitor Bueno, Bento (Athletico-PR); Igor Gomes (Internacional)
Gols
ATHLETICO-PR: Christian (33′ do 2ºT); Willian Bigode (50′ do 2ºT)
INTERNACIONAL: Keiller; Bustos (Igor Gomes), Vitão, Rodrigo Moledo e Renê (Thauan Lara); Gabriel Baralhas (Estevão), De Pena, Alan Patrick e Wanderson (Lucca); Luiz Adriano (Gabriel Barros)
Técnico: Mano Menezes
ATHLETICO-PR: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Fernando; Hugo Moura (Christian), Erick e Alex Santana (Vitor Bueno); Thiago Andrade (Canobbio), Vitor Roque (Willian Bigode) e Pablo (Matheus Felipe)
Técnico: Paulo Turra