Botafogo e Palmeiras entram em campo às 16h (horário de Brasília) deste domingo, 8, para definir quem fica com o troféu do Campeonato Brasileiro de 2024. Embora não joguem entre si, os rivais estarão a todo momento de olho no duelo do adversário para saber o quão perto estarão do título ou da frustração.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Após 37 rodadas disputadas, a vantagem, de fato, é da equipe de General Severiano. O Glorioso lidera a classificação com 76 pontos, três a mais que o Verdão, que ocupa a segunda colocação, com 73.
Com a vantagem de três pontos, a conta para o Botafogo ser campeão é simples: basta, pelo menos, empatar contra o São Paulo, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Para o Palmeiras desbancar o líder e levantar o tricampeonato consecutivo, é preciso bater o Fluminense, no Allianz Parque, e torcer pela derrota do Glorioso.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Botafogo tem 91,4% de chance de terminar o campeonato na primeira colocação. O Palmeiras, por outro lado, aparece com 8,6%.
Para chegar dependendo apenas de si na rodada final, o time comandado por Artur Jorge venceu o Internacional por 1 a 0, no Beira Rio, na última quarta-feira, 4. Por alguns minutos, os torcedores alvinegros até sonharam com o título já na penúltima rodada, mas a virada do Palmeiras sobre o Cruzeiro, no Mineirão, adiou a decisão.
Antes, na 36ª rodada, Botafogo e Palmeiras se enfrentaram em duelo chave na luta pelo troféu. No Allianz Parque, o Glorioso levou a melhor por 3 a 1, com gols de Gregore, Savarino e Adryelson. Richard Rios descontou para o Verdão.
Se conquistar o título, o Fogão chegará ao tricampeonato brasileiro. A equipe de General Severiano levantou o troféu em 1968 e 1995. Nesta temporada, o Glorioso também garantiu a taça inédita da Libertadores e pode vencer a Copa Intercontinental, no Catar.
O Palmeiras, por sua vez, tem 12 troféus do Brasileirão em sua galeria: 1960, 1967, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016, 2018, 2022 e 2023. Neste ano, o Verdão conquistou o Campeonato Paulista.