Num ano de calendário muito apertado, por causa da disputa da Copa do Mundo em novembro e dezembro, a Série A de 2022, que começará no sábado (9), vai ter uma quantidade expressiva de jogos com times mistos ou reservas. Essa é a tendência, até porque são 15 as equipes da elite que integram ou a Libertadores ou a Copa Sul-Americana.
Desse total, apenas o São Paulo já deixou claro que sua prioridade vai ser o Brasileiro. O Tricolor está na Copa Sul-Americana e estreia nessa quinta (7) contra o Ayacucho, no Peru.
Para os demais, as competições internacionais aparecem como objetivo principal. Isso levará vários deles a pouparem seus titulares em partidas do Brasileiro, o que já vinha sendo feito nos últimos anos, de modo moderado. A diferença é que agora as datas são bem mais escassas, o que significa que os jogadores vão ter menos tempo para se recuperar de lesões e de desgaste físico. Pesam sobre isso as viagens contínuas pelo continente e pelo próprio país.
Os oito representantes do Brasil na Libertadores, Atlético-MG, Palmeiras, Flamengo, América-MG, Corinthians, Fortaleza, Bragantino e Athletico-PR, vão ter compromissos pela fase de grupos até o final de maio. Assim como os sete times da Série A que fazem parte da Copa Sul-Americana: São Paulo, Fluminense, Internacional, Santos, Ceará, Cuiabá e Atlético-GO.