O Sport deu mais uma demonstração de força no Campeonato Brasileiro neste domingo, na Arena Pernambuco. O time rubro-negro derrotou o São Paulo por 2 a 0, com autoridade contra um adversário que implodiu no final do segundo tempo, com expulsões de Paulo Henrique Ganso, Luís Fabiano e Juan Carlos Osorio. Elber e Ferrugem fizeram que colocaram os anfitriões no G-4. Veja como foi a partida minuto a minuto.
Com o resultado, o Sport se tornou o quarto colocado e foi aos 27 pontos, deixando para trás o Grêmio e o próprio São Paulo, que ficou com 24 e foi ultrapassado pelos pernambucanos e também pelo rival Palmeiras, terminando o dia na sétima posição.
Empurrado pelo torcedor, que encheu a Arena Pernambuco, o Sport foi melhor na etapa inicial, não encontrando dificuldades para atacar a defesa são-paulina, escalada com três zagueiros. Recuado no campo de defesa, o time treinado por Juan Carlos Osorio ficou na maior parte do tempo à espera de espaços para contragolpear, mas estas chances não apareceram com frequência.
O São Paulo mostrou pouco entrosamento ao jogar na formação com três defensores, sofrendo pelas laterais nas costas de Thiago Mendes e Michel Bastos. Foi pelo lado esquerdo do ataque do Sport que o placar foi aberto. Marlone e André tabelaram pela ponta, o meia recebeu e cruzou rasteiro para Elber tocar no contrapé de Rogério Ceni e balançar as redes.
O placar poderia ter sido dilatado ainda mais antes do intervalo, pois André foi derrubado na area pela marcação do São Paulo e a arbitragem, que havia marcado pênalti, mudou de ideia e assinalou uma infração fora da área.
No retorno dos vestiários, o time paulista tomou mais a iniciativa para tentar o empate, mas a dificuldade em criar chances se transformou em impaciência e destempero dos jogadores. Paulo Henrique Ganso, protagonista de mais uma péssima partida, discutiu com o árbitro André Luiz de Freitas Castro, que aplicou o segundo cartão amarelo no camisa 10 e o mandou para o chuveiro aos 37min.
Dois minutos depois, foi a vez de Luís Fabiano perder a paciência com o juiz após uma marcação de falta, reclamar e levar o cartão vermelho - ele já tinha um amarelo e recebeu o segundo. Mais três minutos e o técnico Osorio foi mandado mais cedo para os vestiários.
Para fechar a tarde para se esquecer do São Paulo, o Sport fechou o placar já nos acréscimos. André recebeu pela direita, fez embaixadas e colocou na medida para Ferrugem fazer o 2 a 0.
O São Paulo volta a campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), contra o Cruzeiro, no Morumbi, em confronto válido pela 15ª rodada. O Sport, por sua vez, vai a Porto Alegre encarar o Grêmio no sábado, às 19h30.
Destempero e vontade de sair de são-paulinos
Juan Carlos Osorio tem sofrido para conter os ânimos dos jogadores são-paulinos, sofrendo com manifestações públicas rejeitando decisões tomadas pelo comandante dentro de campo. Depois de Michel Bastos e Centurión, que aparentemente sossegaram, Paulo Henrique Ganso foi o último a reclamar, dando chilique ao ser substituído contra o Coritiba, no domingo passado.
Neste domingo, o meia reclamou irresponsavelmente com o árbitro mesmo estando pendurado com um amarelo recebido no primeiro tempo. Acintosamente, o camisa 10 reclamou com André Luiz de Freitas Castro, que não hesitou em expulsá-lo. O vermelho foi a gota d'água para o torcedor do clube, já sem paciência, que partiu para criticar e pedir a saída do jogador no Twitter.
Sempre apoiei e defendi o Ganso, mas agora já deu...
— São Paulo FC (@FNSaoPaulo)
July 19, 2015
Ganso não merece mais o respeito de nos São Paulinos pois além de a maior ingação do futebol Brasileiro ele é totalmente displicente
— Ivandro (@ivandrospfc)
July 19, 2015
Espero que o
@Boschilia
faça um gol ou dê uma assistência no próximo jogo e mostra pro Osório que o Ganso é banco
— Tweets SPFC (@tweets_spfc)
July 19, 2015
Ganso custou 24 milhões, se eu não me engano. Jogou alguma coisa?
— Messi. (@RodrigoMessi7)
July 19, 2015
Ficar insistindo com Ganso e Luis Fabiano
pic.twitter.com/DNaP2CjMY5
— William Oliveira (@willengarg)
July 19, 2015
Foi a terceira expulsão de Ganso pelo São Paulo. Ele tem mais cartões que assistências pelo clube (37 a 31)
pic.twitter.com/cveSvnE25f
— Goleada Info (@goleada_info)
July 19, 2015
Alô
@OrlandoCitySC
levem o Ganso, pelo amor 🙏🏼
— Ana Paula Barbosa (@Paula5883)
July 19, 2015
O criticado camisa 10 teria recebido uma proposta que o agradou para ir para o Orlando City FC, time de Kaká na MLS, mas o clube preferiu mantê-lo. Quem esteve perto de sair e não conseguiu foi Luís Fabiano, que lamentou o fato da negociação entre São Paulo e Cruz Azul não ter ido adiante.
GOLS
Sport 1 x 0 São Paulo - 33min do primeiro tempo
Centurión perdeu mais uma bola no ataque e o Sport saiu no contragolpe. André deixou de calcanhar para Marlone, que cruzou por baixo. Élber ganhou de Michel Bastos e marcou.
Sport 2 x 0 São Paulo - 48min do segundo tempo
André recebeu na área pela esquerda e cruzou. Ferrugem chegou sozinho para marcar mais um.
FICHA TÉCNICA
Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Data: 19 de julho de 2015
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
Cartões amarelos: Renê (Sport)
Cartões vermelhos: Luís Fabiano e Ganso (São Paulo)
Gols: SPORT: Élber, aos 33 minutos do primeiro tempo. Ferrugem, aos 47 minutos do segundo tempo
SPORT: Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely, Wendel (Rodrigo Mancha), Marlone, Diego Souza (Regis) e Élber (Ferrugem); André. Técnico: Eduardo Baptista
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Rafael Toloi, Lucão e Edson Silva (Luís Fabiano); Thiago Mendes (Boschilia), Rodrigo Caio, Hudson, Ganso e Michel Bastos; Centurión (Reinaldo) e Alexandre Pato. Técnico: Juan Carlos Osorio