Você torceria para o seu time perder apenas para evitar o título de um de seus maiores rivais? Essa é a dúvida do torcedor são-paulino na tarde deste domingo, 8. Se o Tricolor vencer o Botafogo pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras pode encerrar o dia como tricampeão nacional consecutivo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Essa influência de uma partida em outra é simples de entender. O Botafogo lidera o campeonato com 76 pontos, três a mais que o Verdão, que ocupa a segunda colocação com 73. Ou seja, a única maneira de o Palmeiras conquistar o título é batendo o Fluminense, no Allianz Parque, e torcendo por uma vitória do São Paulo sobre o Glorioso.
Entre os são-paulinos que marcam presença no Estádio Nilton Santos o sentimento é quase que único. Ao Terra, o torcedor Bruno Longo relembrou “entregadas” de Palmeiras e Corinthians para prejudicar o Tricolor Paulista. Quem tem pensamento parecido é Priscila Bonacordi, que saiu da capital paulista para ver o título do Botafogo, conforme contou.
Apesar da torcida de alguns pelo ‘corpo mole’, o retrospecto recente indica que o Botafogo pode tranquilamente segurar o São Paulo sem precisar de uma ‘entregada’. A última vitória do Tricolor contra o rival desta tarde aconteceu com um 4 a 0 em dezembro de 2020, pelo Campeonato Brasileiro.
Desde então, os rivais desta tarde dividiram gramado oito vezes, com quatro vitórias dos cariocas e quatro empates. O último embate aconteceu pelas quartas de final da Libertadores, com dois empate e a equipe de General Severiano levando a melhor nos pênaltis.
Outro fator que pesa para o favoritismo botafoguense é o momento das duas equipes. Enquanto o Glorioso recém conquistou a Libertadores e luta pelo título do Brasileirão, o São Paulo já sabe que não sairá sexta colocação do campeonato e não sabe o que é vencer desde o dia 9 de momento, quando bateu o Athletico-PR por 2 a 1, no MorumBis.