Flamengo e Palmeiras são os únicos clubes da Série A que já chegaram à quarta rodada da competição, quando se enfrentaram e não saíram do zero a zero. Esse dado seria motivo para que pelo menos uma das duas forças estivesse no topo da tabela. Mas, muito pelo contrário. Se considerarmos o número de pontos perdidos no Brasileiro até agora, Fla e Palmeiras estão entre os piores: jogaram fora sete pontos.
Igualam-se assim ao Atlético-GO e ficam à frente apenas do Juventude, que viu correr pelo ralo oito dos nove pontos disputados.
Fla e Palmeiras sofreram uma derrota, empataram duas vezes e ganharam apenas um jogo cada. Na rodada do fim de semana, enquanto o time paulista reagiu a um início instável, sem brilho, e passou com facilidade pelo Corinthians (3 a 0), o Flamengo teve atuação desastrosa em Curitiba e acabou batido pelo Athletico-PR por 1 a 0.
O Rubro-Negro manteve a inconstância que opõe parte da torcida ao trabalho do técnico Paulo Sousa, que tem visto ora atuações convincentes ora exibições muito ruins de sua equipe. Já o Palmeiras reencontrou a intensidade e a dinâmica, com novo show de Dudu e Raphael Veiga, o oportunismo de Rony e a eficácia de Gustavo Gómez nas bolas altas.