O Flamengo não parou na contratação do atacante peruano Paolo Guerrero e ainda busca outros nomes para deixar o plantel com mais opções para o técnico Cristóvão Borges. O diretor de futebol Rodrigo Caetano está à frente das negociações e espera anunciar alguns atletas até o fim da semana. Algumas situações estão bem encaminhadas, sendo a principal delas o atacante Emerson Sheik, de saída do Corinthians.
Emerson foi procurado pelo Flamengo na semana passada e se mostrou muito interessado em voltar a defender as cores do time pela qual conquistou os títulos do Campeonato Carioca e do Campeonato Brasileiro de 2009. O jogador pediu que seus representantes entrassem em contato com Rodrigo Caetano para intensificar as transações e o acordo aconteceu no fim de semana. As bases salariais foram acertadas, com o jogador aceitando receber 30% a menos do que ganhava no Corinthians.
A contratação de Emerson só não foi oficializada porque o jogador ainda está cuidando de seu destrato com o Corinthians e não quer precipitar as coisas para não infringir em nada o contrato que possui com o clube paulista. Resta apenas um acordo entre os agentes do atacante e os dirigentes do clube paulista sobre a maneira como os salários atrasados do atleta serão pagos a partir de agora.
De São Paulo, mais precisamente do Palmeiras, outros dois jogadores também podem ser contratados. São eles o lateral direito Ayrton e o meia Alan Patrick. Os dois não estão sendo aproveitados pelo técnico Oswaldo de Oliveira e seriam liberados por empréstimo até o fim do ano, com o Rubro-Negro assumindo a totalidade dos vencimentos dos dois atletas. O primeiro chegaria para disputar posição com Pará, enquanto que o segundo é mais uma esperança de melhorar a saída de bola para o ataque.
"Tanto o Emerson, como o Ayrton e o Alan Patrick se enquadram dentro do perfil de jogadores que estamos procurando e que podem ajudar o Cristóvão a ter um elenco qualificado até o fim do ano. Estamos trabalhando para anunciar os jogadores o mais rapidamente possível, mas ainda existem algumas pendências", disse Rodrigo Caetano.
O técnico Cristóvão Borges se mostra ansioso. "Nós vivemos a expectativa de ter novidades até o fim da semana. Estamos trabalhando muito para que o Flamengo fique cada vez mais forte para que esta temporada seja positiva", disse Cristóvão.
A contratação de reforços, que já vinha sendo algo muito pedido pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, é algo visto como determinante para Cristóvão Borges, embora o treinador evite cobranças mais profundas. A torcida também tem pressionado bastante em mídias sociais. Isso porque o Flamengo, apesar de ter vencido a Chapecoense por 1 a 0 no sábado passado, segue na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, com quatro pontos conquistados.
O elenco do Flamengo volta aos treinos na tarde desta terça-feira, quando começa a preparação para a partida contra o Coritiba, no próximo domingo, às 16h30(de Brasília), no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela sétima rodada do Brasileirão. Para este compromisso Cristóvão poderá contar com o retorno do meia Everton, que ficou de fora diante da Chapecoense por cumprir suspensão.
Com a semana livre para treinos, é bem provável que o treinador aproveite para fazer observações, estudar variações de jogadas e formações para o decorrer das partidas. Cristóvão Borges vinha sempre reclamando do pouco tempo para treinar a equipe desde que assumiu o comando do time, pouco antes da derrota por 3 a 2 no clássico diante do Fluminense, em 31 de maio.