A situação do Grêmio nunca esteve tão complicada no Brasileirão de 2021. Em confronto direto para escapar da degola, o time foi derrotado por 3 a 1 para o Bahia, na Fonte Nova, em partida que valia como final para as duas equipes.
Com o resultado, o rebaixamento gremista é iminente. A equipe estaciona nos 36 pontos e, faltando três rodadas, pode chegar a, no máximo, 45 pontos, soma que pode significar a permanência. Porém, a sequência é ingrata: São Paulo em casa, Corinthians fora e Atlético-MG na Arena.
Já o Bahia vai agora a 40 pontos e deixa, de momento, a zona de rebaixamento, na 16ª colocação. Porém, outros resultados da rodada ainda podem fazer a equipe voltar ao Z4. Ainda assim, a equipe conta com uma partida a menos em relação a seus adversários de tabela.
Pela próxima rodada do Brasileirão, o Grêmio enfrenta o São Paulo, em Porto Alegre, nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília). Já o Bahia, na segunda, visita o Atlético-GO em Goiás, às 19h (de Brasília).
O jogo - Desde os primeiros minutos da partida, o Bahia, empurrado por uma Fonte Nova lotada, pressionava o Grêmio e controlava as ações. Não a toa, o primeiro gol não demorou a sair. Aos 12 minutos, após passe de Rodriguinho, a bola sobrou para Matheus Bahia pelo lado esquerdo. O lateral chutou em cima do goleiro Gabriel Grando, que aceitou.
Mesmo com o placar aberto, os donos da casa continuaram em cima e não demoraram para ampliar. Em falha bizarra da defesa, pressionado, Geromel recuou mal para o goleiro, que saiu tão mal quanto. A bola sobrou limpa para Raí Nascimento, com total liberdade, bater para o gol vazio e anotar o segundo.
Após o gol, o Grêmio conseguiu equilibrar mais a partida, que passou a ficar mais tensa, com muitas confusões, dando dor de cabeça para a arbitragem.
Para o segundo tempo, o Grêmio voltou melhor e passou a pressionar mais. Aos 15 minutos, Danilo Fernandes afastou mal cobrança de escanteio e Rafinha aproveitou a sobra para soltar a bomba. A bola ainda desviou em Thiago Santos antes de entrar.
O desenho do jogo passou a ser então de Grêmio se expondo ao ataque - não a toa Mancini sacou o zagueiro Kannemann para a entrada do atacante Diego Souza - enquanto o Bahia se defendia e explorava contra-ataques, que levavam perigo.
Em um deles, saiu o terceiro gol baiano. Aos 39, Daniel recebeu aberto pela esquerda e finalizou bonito, colocado, tirando chances de defesa do goleiro. O gol definiu a partida, derrota gremista e Bahia fora da degola.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 3 X 1 GRÊMIO
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 26 de novembro de 2021, sexta-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Daniel do Espírito Santo Parro (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sa (RJ)
Cartões amarelos: Nino Paraíba, Lucas Mugni e Rodriguinho (Bahia); Vanderson, Kannemann e Cortez (Grêmio)
Gols:
Bahia: Matheus Bahia (12′ do 1T), Raí Nascimento (17′ do 1T) e Daniel (39′ do 2T)
Grêmio: Thiago Santos (15′ do 2T)
BAHIA: Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Conti, Gustavo Henrique e Matheus Bahia; Patrick de Lucca (Edson), Lucas Mugni, e Rodriguinho; Rossi (Ronaldo César), Raí Nascimento (Raniele) e Gilberto (Rodallega)
Técnico: Guto Ferreira
GRÊMIO: Gabriel Grando; Vanderson (Rafinha), Geromel, Kannemann (Diego Souza) e Bruno Cortez; Thiago Santos, Bobsin (Campaz) e Villasanti (Jean Pyerre); Alisson (Douglas Costa), Ferreira e Borja
Técnico: Vagner Mancini