O Palmeiras, em que pese a qualidade técnica de sua equipe, tem uma dívida de gratidão com Flamengo, Atlético-MG e Corinthians pelo que eles fizeram (ou deixaram de fazer) na atual rodada do Brasileiro. Graças a tropeços improváveis desses seus três rivais, o Palmeiras tem tudo para assumir a liderança isolada do Brasileiro nesta noite. Basta vencer o Botafogo no Allianz Parque.
Se isso ocorrer, o time de Abel Ferreira vai pular para 19 pontos e terá assim apagado seu começo de competição bastante irregular, com altos e baixos, o que deu origem a dúvidas sobre o interesse do Palmeiras no Brasileiro.
Para não ver ninguém à sua frente na tabela, o Palmeiras, além de vencer o Botafogo, tem que agradecer primeiro ao Corinthians, que perdeu por 1 a 0 para o Cuiabá, na terça (7), e estacionou nos 18 pontos, desperdiçando a chance de disparar no primeiro lugar.
A alegria palmeirense prosseguiu na quarta (8), diante do revés do Flamengo para o Bragantino (1 a 0) e da goleada sofrida pelo Galo em confronto com o Fluminense (5 a 3). O Rubro-Negro parece ter perdido o rumo não é de hoje e já não pode ser apontado como favorito ao título.
Já o Galo, até esse baque vivenciado no Maracanã, dava a impressão de que seguia firme com o objetivo de buscar de novo o troféu do Brasileiro. Vai continuar com essa missão, mas, agora, com a constatação de que ninguém leva cinco gols impunemente de um adversário inferior tecnicamente. Ou seja, o vexame contra o Flu terá desdobramentos.