Ao longo da Primeira Divisão do Brasileiro, Flamengo, São Paulo e Santos são os únicos clubes que não foram rebaixados. Se considerarmos o campeonato disputado por pontos corridos, sistema que teve início em 2003, apenas mais um clube se junta ao trio: é o Fluminense.
As 18 edições do Brasileiro com o atual formato pouparam esses quatro clubes do descenso. Todos os outros que passaram pela Série A desde então caíram pelo menos uma vez para a Segunda Divisão – não se leva em conta o Cuiabá, que fez sua estreia na elite neste ano.
Com sua queda confirmada na última rodada, o Sport passou a liderar esse ranking, com quatro rebaixamentos na Série A. Está empatado com Vasco, Coritiba, Avaí e Vitória. Em seguida, com três, vêm América-MG, Goiás, Figueirense e Ponte Preta.
Já caíram para a Série B duas vezes os seguintes clubes: Bahia, Criciúma, Fortaleza, Guarani, Náutico, Paraná, Portuguesa, Santa Cruz, Atlético-GO, Botafogo e Chapecoense, que vai ser a lanterninha do Brasileiro de 2021.
A lista dos que têm somente um rebaixamento (com pontos corridos) é grande, com a presença de gigantes como Corinthians, Cruzeiro, Internacional, Palmeiras, Atlético-MG e o Grêmio, agora bem perto de sofrer o mesmo golpe pela segunda vez.
Os demais que fazem parte desse último grupo são América-RN, Athletico-PR, Brasiliense, Ceará, CSA, Grêmio Prudente, Ipatinga, Joinville, Juventude, Paysandu, São Caetano e Santo André.