O título do Campeonato Brasileiro será decidido no próximo domingo, 8. Após 37 rodadas, o Botafogo lidera a classificação com 76 pontos, três a mais que o Palmeiras, que ocupa a segunda colocação com 73.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Na disputa pelo troféu a conta é simples: qualquer empate ou vitória contra o São Paulo, no Estádio Nilton Santos, garantem o título para o Glorioso. Ou seja, para o Verdão levantar o tricampeonato consecutivo, ele precisa bater o Fluminense, no Allianz Parque, e torcer pela derrota do Botafogo.
Mas também existem outras lutas na parte de cima da tabela para a última rodada. Flamengo, Internacional, Fortaleza e São Paulo, além de Botafogo e Palmeiras, já estão classificados com vaga direta para a fase de grupos da Libertadores.
Entre eles, a única indefinição é por qual equipe encerrará a tabela na quarta colocação: Inter ou Fortaleza. Apesar de ambas as posições assegurarem vaga direta na competição continental, a premiação é maior para quem termina nas melhores colocações.
Um pouco abaixo, o Corinthians ocupa o sétimo lugar com 53 pontos e já garantiu um lugar na pré-Libertadores. A segunda e última vaga da etapa preliminar da competição continental, porém, segue aberta. Atual oitavo colocado, o Bahia tem 50 pontos e ainda pode ser ultrapassado pelo Cruzeiro, que tem 49.
Embora tenha 47, o Vasco precisa tirar uma diferença de 12 gols de saldo para ficar à frente do time comandado por Rogério Ceni.
Zona de rebaixamento
A luta contra a Série B também segue aberta, mas, diferentemente da parte de cima da tabela, aqui alguns times ainda entram em campo nesta rodada. Das quatro ‘vagas’, na segundona, duas já foram preenchidas por Atlético-GO e Cuiabá.
Das restantes, Red Bull Bragantino e Criciúma possuem 38 pontos e tentam escapar da degola. O time catarinense já entrou em campo nesta rodada e perdeu para o Flamengo. Com o resultado, o Tigre pode ser rebaixado já nesta quinta em caso de vitória do Fluminense sobre o Cuiabá.
Além dos citados, Athletico-PR e Atlético-MG têm chances matemáticas de queda para a segunda. No entanto, os dois podem escapar já nesta quinta em caso de empate ou vitória do Furacão sobre o Bragantino.
Quem também pode escapar antes da última rodada é o Fluminense. Para isso, o Tricolor das Laranjeiras precisa bater o Cuiabá e torcer para o Bragantino não vencer o Athletico.