Bem que o Botafogo se recuperou na Série B e já ocupa a terceira posição na tabela. Vasco e Cruzeiro, no entanto, seguem longe do G-4 e a situação de ambos é cada vez mais difícil na competição. O time de Minas até que melhorou sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, mas precisa evitar tropeços para entrar na luta pelo acesso. No momento, só tem 1% de chance de voltar à elite em 2022.
Já o Vasco, mais bem classificado que o Cruzeiro, está com 4% de probabilidade de obter o acesso. O problema é que a equipe teve uma pane em seu desempenho, repetiu resultados ruins e levou o técnico Lisca a pedir demissão. Fernando Diniz veio substituí-lo com um discurso de que a equipe tem a obrigação de reagir para honrar a sua tradição secular. O trabalho focado no emocional dos jogadores passou a ser prioridade no clube.
Esses porcentuais pontuam a trajetória dos times com o objetivo de disputar a Série A no ano que vem e são definidos pelo engenheiro e matemático Tristão Garcia, do site infobola.com.br. Ele faz essas projeções baseado em vasta experiência acumulada há mais de 20 anos.
A Série B já completou a 23ª rodada. Faltam, portanto, 15 jogos para cada um. De acordo com os números atualizados de Tristão, dificilmente Vasco e Cruzeiro vão ascender para a Primeira Divisão neste ano. Teriam que emplacar uma sequência improvável de vitórias. Os cariocas estão em décimo lugar, com 32 pontos. Os mineiros, em 13º, com 29.