Para quem achava fácil a vida de Grêmio, Cruzeiro e Vasco na edição de 2022 da Série B, segue o alerta. Ao fim da terceira rodada, nenhum deles figura entre os quatro mais bem classificados. Continuam assim fora da zona que garante o acesso à elite. O líder da competição é o Bahia, com 7 pontos.
Dos três, o Vasco é o que mais preocupa, com pressão forte de sua torcida pela demissão do técnico Zé Ricardo. O time carioca obteve apenas três empates nas três partidas disputadas – o último no sábado (23), contra a Chapecoense, fora de casa (0 a 0) -, e já está flertando com os principais candidatos ao rebaixamento para a Série C.
Depois de um começo ruim, o Grêmio parece ter feito as pazes com a vitória e derrotou o Guarani por 3 a 1, na quinta (21), em Porto Alegre, estancando por enquanto a ira de sua torcida. Já o Cruzeiro não passou de um empate com a Tombense (1 a 1), no sábado, no campo do adversário, e também expôs limitações que podem ter consequências mais à frente.
Se a Série B terminasse hoje, Bahia, Ituano, Chapecoense e Sport seriam os contemplados a jogar a Série A em 2023. Nada menos que seis campeões brasileiros da divisão de cima estão no segundo escalão do futebol nacional: Bahia, Sport, Grêmio, Cruzeiro, Vasco e Guarani. Além deles, Chapecoense, Criciúma, Ponte Preta, Náutico e CSA brigam para voltar a fazer parte do grupo que reúne os 20 clubes da Primeira Divisão.