A derrota para o Bahia por 2 a 1, nesse domingo (28), em Salvador, deixou o Vasco em situação de alerta na Série B. Em 4º lugar, está somente quatro pontos à frente do quinto, o Londrina. Enquanto isso, o Cruzeiro dispara na liderança e os baianos se consolidam na segunda posição, com o Grêmio em terceiro.
Vale ressaltar que o Vasco ainda enfrentará os outros três grandes da competição, Grêmio, Cruzeiro e Sport, em jogos que serão realizados no campo do adversário.
Dependendo do que o Londrina e o próprio Vasco produzirem na sequência do campeonato, o confronto entre eles na 30ª rodada, em São Januário, pode ter caráter decisivo. O clube paranaense ainda vai ter pela frente Grêmio e Sport, mas atuará em casa nesses duelos.
Não se pode desprezar ainda a chance de Sport (37), Ituano, CRB e Tombense (esses três com 36 pontos) na luta pelo acesso. O Vasco tem 42 pontos, o Londrina, 38.
O que mais chama à atenção nas atuações do Vasco é a sua irregularidade. O time oscila muito e não é convincente. Outro aspecto é o descontrole emocional de seus jogadores demonstrado em várias partidas.