Cafu, ex-jogador e campeão do Mundo pela Seleção, e o nadador paralímpico Daniel Dias, dois grandes nomes do esporte brasileiro, fizeram uma visita ao projeto Laureus Sport for Good, fundado por um terceiro, para celebrar a premiação de um jovem vencedor de concurso de desenho, no Bola Pra Frente. Ambos estão no centro da Laureus Sport for Good e seus votos decidem o Laureus World Sports Awards
João Paulo Francisco de Oliveira, de 15 anos, participa do programa Bola Pra Frente, no Rio de Janeiro, fundado por Jorginho, lateral direito titular da Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. O programa utiliza o esporte para desenvolver habilidades socioemocionais e promover a cidadania dentro da comunidade.
Mas, como todos os programas da Laureus, uma vez por ano também incentiva seus membros a participarem do Concurso de Desenho da IWC, uma oportunidade anual para celebrar e liberar o talento criativo entre os jovens em mais de 300 programas apoiados pela Laureus ao redor do mundo.
A competição faz parte do compromisso de longa data da IWC Schaffhausen com a Laureus Sport for Good e com os jovens de todo o mundo, e vê os jovens em programas apoiados pela Laureus desenharem seus próprios projetos em torno de um tema central.
Neste ano, o tema foi "Tempo Para o Planeta", com foco no meio ambiente e nas mudanças climáticas. O vencedor é decidido por votação do público. O desenho vencedor de João Paulo transmite uma mensagem clara de pessoas se abraçando ao redor do planeta, mostrando união sem discriminação e preconceito. Foi através do esporte que João Paulo, que está no Bola Pra Frente desde o nove anos, aprendeu essa lição.
"Gosto muito de jogar futebol e brincar com meus amigos. Foi isso que me motivou a fazer o desenho e participar da competição", disse João Paulo.
Em uma visita memorável, as lendas do esporte brasileiro não apenas discutiram o sucesso do João Paulo, mas também participaram de algumas atividades esportivas com as crianças que frequentam o Bola Pra Frente, no bairro de Guadalupe, no Rio de Janeiro. Para Cafu e Jorginho, foi um reencontro de dois veteranos da seleção campeã dos EUA 94. Entre eles, ocuparam a posição de lateral-direito do Brasil em cinco Copas do Mundo consecutivas, de 1990 a 2006 — mas o objetivo desta vez era melhorar a vida dos jovens do programa.
"Os programas apoiados pela Laureus Sport for Good são sempre mais do que esporte, e esta competição maravilhosa dá a esses jovens a chance de se expressarem de uma maneira diferente. Fiquei realmente impressionado com o João Paulo, não apenas com sua arte, mas também com seu caráter. Espero que vencer esta competição o incentive a fazer mais com seu talento especial e que isso abra oportunidades para ele no futuro", disse Cafu.
"Criar novas oportunidades para jovens como o João Paulo é o que buscamos com o Sport for Good, e este programa aqui no Rio, iniciado pelo meu antigo companheiro de equipe, Jorginho, é um grande exemplo do que podemos alcançar ao desbloquear o poder que o esporte tem para mudar o mundo", continuou.
Para Daniel Dias, esta foi a primeira visita a um programa Sport for Good desde sua entrada na Laureus World Sports Academy em 2021 — e ainda mais memorável por ter acontecido na cidade onde ele ganhou quatro ouros paralímpicos em 2016.
"Fiquei muito animado ao ver o trabalho que os programas Sport for Good fazem em meu próprio país e o Bola Pra Frente é um grande exemplo disso. O esporte pode mudar a vida dos jovens — mudou a minha — mas também foi inspirador ouvir sobre a criatividade de João Paulo. Parcerias — como a da IWC — nos permitem dar muito mais a essas comunidades e a essas crianças", disse Daniel Dias, membro da Academia Laureus.
Franziska Gsell, CMO da IWC Schaffhausen, disse: "Nossa parceria de longa data com a Laureus reflete nosso compromisso de promover mudanças na sociedade e apoiar os jovens, e o Concurso de Desenho anual da IWC tem sido um dos pilares de nossa parceria. Na IWC, estamos extremamente impressionados com a criatividade e o esforço que os jovens participantes colocam em seus desenhos. Parabéns por vencer a edição de 2022, João Paulo!"
"No Instituto Bola Pra Frente, utilizamos o esporte, a educação e a cultura para potencializar a transformação de vida de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Incentivamos todos a sonhar e, para isso, usamos a linguagem do futebol em nosso dia a dia. O sucesso do João no Concurso de Desenho da IWC é também uma vitória para nós, mostrando que o nosso programa esportivo-educacional pode despertar sonhos. Em seu desenho, João sonhou com um mundo melhor e mais inspirador. Ter a presença do Daniel Dias e do meu ex-companheiro de equipe, Cafu, para parabenizar o João é um momento histórico e muito especial para mim e para todos nós do Instituto Bola Pra Frente. São nesses momentos que lembramos que o esporte tem a capacidade de unir e construir um sentimento de pertencimento no mundo! Expresso minha sincera gratidão a Laureus pela parceria e pelo lembrete de que não importa onde joguemos, onde quer que estejamos localizados no mundo, somos abençoados por estarmos imersos no espírito do esporte", disse Jorginho, fundador e presidente do Instituto Bola Pra Frente.
O esporte tem o poder de mudar a vida de jovens ao redor do mundo. Este tem sido o centro do trabalho da Laureus Sport for Good há mais de 20 anos. Desde 2005, a Laureus trabalha com a IWC Schaffhausen para dar aos jovens a chance de combinar esporte e arte — mudando vidas e inspirando outras pessoas. Esta oportunidade de usar a arte como uma saída complementa perfeitamente o uso do esporte como uma ferramenta para envolver crianças e jovens, trazendo-lhes confiança, resiliência e espírito de equipe, saúde e amizade.