Por meio de nota oficial em suas redes sociais, a CBF repudiou que a camisa da Seleção brasileira tenha sido usada como símbolo de atos antidemocráticos que visam à ruptura do poder legalmente constituído no País e que resultaram na depredação da sede dos três poderes em Brasília, violência ocorrida nesse domingo (8), com grande repercussão mundial.
“A camisa da Seleção Brasileira é um símbolo da alegria do nosso povo. É para torcer, vibrar e amar o país. A CBF é uma entidade apartidária e democrática. Estimulamos que a camisa seja usada para unir e não para separar os brasileiros. A entidade repudia veementemente que a nossa camisa seja usada em atos antidemocráticos e de vandalismo”, diz o comunicado.
O mal-estar na cúpula da CBF com a insistência de golpistas em usar a camisa da Seleção já vinha sendo tema de discussão na entidade. Patrocinadores da confederação também têm se incomodado com o uso político que grupos extremistas de direita vêm fazendo de parte do uniforme que é conhecido no mundo todo como sinônimo de irreverência e arte.