A CBF avalia promover mudanças na Comissão de Arbitragem da entidade nos próximos dias. A cúpula da confederação considera que o responsável pela pasta, o ex-árbitro Leonardo Gaciba, está com sua imagem desgastada por críticas repetidas de grandes clubes e de federações estaduais. Além disso, ele seria alvo de “fogo amigo”, ou seja, de pessoas com quem trabalha.
Sálvio Spínola, atual comentarista do Grupo Globo, é um nome muito cotado para assumir a comissão. Antes de Gaciba aceitar o desafio, dois anos atrás, Sandro Meira Ricci, também do time global, era o preferido da CBF, mas não foi contratado principalmente porque queria ter autonomia para formar sua equipe.
Há nos corredores da CBF quem aponte Alício Pena Júnior, ex-árbitro mineiro, como outro forte candidato para o cargo. Ele já integra a Comissão de Arbitragem como inspetor e contava com sua indicação há dois anos, quando Gaciba foi convidado.
Alício Pena conta com o respaldo de Sérgio Corrêa, que tem a mesma função, mas desfruta do status de ter presidido por alguns anos a comissão e de gozar do prestígio dos árbitros.