O jejum de títulos do São Paulo nos últimos anos pode estar próximo do fim. São o que dizem os números. Com a goleada sobre o Botafogo, por 4 a 0, na quarta-feira, em jogo adiado da 18ª rodada, o time abriu sete pontos sobre o rival mais próximo, Atlético-MG, e aumentou ainda mais as chances de vencer e a competição. Agora, essa possibilidade chegou a 72%.
Pelo menos é o que projeta o matemático Tristão Garcia, do site infobola.com.br. Há vários anos ele estuda o desenrolar do Brasileiro, nas Séries A e B, com atualizações a cada rodada, nas quais apresenta o resultado de cálculos sobre a probabilidade de um clube ser campeão, conseguir classificação para a Libertadores ou amargar o rebaixamento.
Se a notícia é boa para os torcedores do São Paulo, não agradará certamente aos flamenguistas. O time carioca, que começou o Brasileiro como o maior candidato ao título, tem hoje apenas 11% de chances de conquistar o bicampeonato.
Nessa briga pelo primeiro lugar, aparecem em seguida Atlético-MG (7%), Grêmio (5%), Palmeiras (2%) e Fluminense, Internacional e Santos, cada qual com 1%.
Em seu site, Tristão Garcia explica que esses cálculos levam em consideração o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes na competição. Acrescenta que o sistema por ele adotado “permite comparar não apenas pela pontuação ou aproveitamento, mas também pela dificuldade dos jogos de cada equipe, avaliada em função dos adversários e do fator local”.