O Brasileirão de 2024, um dos mais equilibrados, terá Botafogo ou Palmeiras como campeão no próximo domingo, 8. A temporada será definida apenas na última rodada. Apesar da situação ter se repetido pelo segundo ano consecutivo, esta será apenas a 9ª vez que isso acontece na era dos pontos corridos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Essa é a 22ª edição sob este formato, sendo que a maior parte foi decidida com antecedência. No entanto, nesta temporada, o campeão será conhecido só no domingo, quando os jogos acontecem simultaneamente.
Neste ano, a briga está entre Botafogo e Palmeiras. O time carioca lidera com 76 pontos, enquanto o Palmeiras segue na cola com 73. Ambos venceram na penúltima rodada, mantendo a disputa viva.
Na disputa pelo troféu a conta é simples: qualquer empate ou vitória contra o São Paulo, no Estádio Nilton Santos, garantem o título para o Glorioso. Ou seja, para o Verdão levantar o tricampeonato consecutivo, ele precisa bater o Fluminense, no Allianz Parque, e torcer pela derrota do Botafogo.
O formato de pontos corridos trouxe ao Brasileirão uma dinâmica de regularidade e consistência, mas a emoção de uma decisão na última rodada é sempre especial. Relembre outras vezes em que o Brasileirão manteve a tensão até o apito final.
2004 - Santos
Líder antes da rodada final: Santos
Após tomar a liderança na penúltima rodada, o Santos, de Vanderlei Luxemburgo, confirmou o título ao vencer o Vasco por 2 a 1 em São José do Rio Preto, conquistando o último Brasileirão de sua história até hoje.
2005 - Corinthians
Líder antes da rodada final: Corinthians
Em um campeonato marcado pelo polêmico caso da "Máfia do Apito", o Corinthians garantiu o título com um empate por 1 a 1 contra o Goiás, no Serra Dourada.
2008 - São Paulo
Líder antes da rodada final: São Paulo
O São Paulo confirmou seu tricampeonato consecutivo ao vencer o Goiás por 1 a 0 no Bezerrão, no Distrito Federal.
2009 - Flamengo
Líder antes da rodada final: Flamengo
No Maracanã lotado, o Flamengo bateu o Grêmio por 2 a 1 e, com tropeços dos concorrentes diretos, conquistou um título que não vinha desde 1992.
2010 - Fluminense
Líder antes da rodada final: Fluminense
O Fluminense quebrou o jejum de 26 anos ao derrotar o Guarani por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos, com gol de Emerson Sheik.
2011 - Corinthians
Líder antes da rodada final: Corinthians
Em um empate sem gols com o Palmeiras no Pacaembu, o Corinthians garantiu o título, beneficiado pela derrota do Vasco para o Flamengo.
2020 - Flamengo
Líder antes da rodada final: Flamengo
Mesmo com uma derrota para o São Paulo no Morumbi por 2 a 1, o Flamengo se sagrou campeão devido ao empate do Internacional com o Corinthians, em Porto Alegre.
2023 - Palmeiras
Líder antes da rodada final: Palmeiras
O Verdão superou o Cruzeiro por 2 a 1 no Mineirão e levou o título, assegurando a taça no último jogo de uma disputa acirrada.