Acidente nas obras da Arena Corinthians deixa dois mortos

Guindaste tomba e derruba estrutura metálica em cima de setor do estádio que servirá de abertura para a Copa do Mundo de 2014

27 nov 2013 - 13h02
(atualizado em 4/12/2013 às 23h12)

Um acidente por volta das 12h45 (de Brasília) desta quarta-feira nas obras da Arena Corinthians provocou a morte de duas pessoas no bairro de Itaquera, em São Paulo. Inicialmente, a Polícia Militar havia confirmado três vítimas fatais, mas a terceira pessoa supostamente ferida não fazia parte da obra e passou mal ao passar pelo local. 

Testemunham relatam a queda de uma estrutura içada por um guindaste em cima da cobertura do estádio. Em contato com o Terra, a empresa Locar, responsável pelo equipamento que aguenta 1,5 toneladas, disse que enviou uma equipe de engenheiros para avaliação do que ocorreu com a grua LR 11350, que estava no local desde o segundo semestre de 2012 e era responsável pela montagem da cobertura da arquibancada. A Defesa Civil interditou parte da obra do Itaquerão.

Publicidade

Em nota conjunta, o Corinthians e a construtora Odebrecht decretaram luto e identificaram as vítimas como Fábio Luiz Pereira e Ronaldo Oliveira dos Santos. Os responsáveis pela obra disseram que o guindaste içava o último módulo da estrutura da cobertura metálica do estádio quando tombou, provocando assim a queda da peça sobre parte da área de circulação do prédio leste. Segundo o comunicado, o acidente atingiu parcialmente a fachada em LED, mas a estrutura da arquibancada não foi comprometida.

Presente no local, o repórter do diário Lance!, Rodrigo Vessoni, contou sua experiência e disse ter escapado da morte. O jornalista entrevistava Andrés Sanchez e relatou que o ex-presidente do clube chorou muito com o acidente.

Já a estudante Aline Larissa, 18 anos, testemunhou o desabamento ao pegar uma van perto do local. “Comecei a olhar e vi que era no estádio. Logo que o metrô saiu sentido Barra Funda (estação terminal da linha, na Zona Oeste), vi que o guindaste não estava mais lá e que tinha caído parte da cobertura da arquibancada”, contou.

Estádio está sendo construído próximo da estação Corinthians-Itaquera, da linha 3-Vermelha do metrô
Estádio está sendo construído próximo da estação Corinthians-Itaquera, da linha 3-Vermelha do metrô
Foto: AFP

As obras na Arena Corinthians tiveram início em maio de 2011. O estádio abrigará a abertura da Copa do Mundo de 2014, no dia 12 de junho. A conclusão está prevista para o início do próximo ano. Em nota oficial, o Comitê Organizador Local (COL) disse confiar na recuperação da Arena Corinthians e não falou sobre outras opções.

Publicidade

Pelo Twitter, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o secretário-geral da entidade, Jeróme Valcke, também lamentaram o acidente. "Extremamente chocado com as notícias de São Paulo. Nossos pensamentos estão com as famílias das vítimas do acidente", escreveu Valcke.

Jornais internacionais também relataram o acidente com destaque. O jornal inglês Daily Mirror, por exemplo, afirma que o solo cedeu sob o guindaste, mas afirma que a tragédia foi minimizada por conta do horário de almoço - menos operários estavam no local neste momento. Além disso, a publicação cita a nota oficial do clube, que lamenta o ocorrido.

Operário da Arena Corinthians fala sobre queda do guindaste
Video Player

Colaboraram com esta notícia os internautas Aline Oliveira e Fernando Braz Rodriguez, de São Paulo (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Publicidade
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações