Coreia do Norte critica eliminação da Espanha na Copa do Mundo

21 jun 2014 - 12h11

A imprensa estatal norte-coreana deixou de lado suas longas e habituais matérias sobre o líder Kim Jong-un e os ataques a seus inimigos para fazer uma curiosa análise cheia de críticas da eliminação precoce da Espanha do Mundial do Brasil.

Segundo os torcedores norte-coreanos, citados pela agência de notícias estatal KCNA, o estilo 'tiqui taca' da "Fúria", campeã na África do Sul-2010, está "desgastado", o que se refletiu nas duas derrotas nesta Copa.

Publicidade

Apesar de a seleção da República Popular Democrática da Coreia não conseguir se classificar para o Mundial-2014, a tv pública transmite algumas partidas, o é "uma grande atração para os torcedores e telespectadores", afirma a KCNA.

"Mas nada parece superar o golpe que significou para muitos a precoce eliminação da Espanha", afirma ainda.

Um dirigente da federação de futebol da Coreia do Norte, Yu Myong-uk, afirmou que ficou muito surpreso com a derrota da Espanha para a Holanda por 5 a 1.

"Parece que a seleção espanhola está à beira da falência", declarou.

Publicidade

Para Pak Chol-nam, professor da Escola Internacional de Futebol de Pyongyang, a derrota da Espanha representa uma importante lição.

"A derrota espanhola me ensinou que é mais importante deduzir qual é a tática do adversário e contra-atacá-la com inteligência", afirmou Pak.

Como reflexo da popularidade do futebol no país, a Coreia do Norte lançou uma série de selos comemorativos do Mundial do Brasil, conforme anunciou esta semana a KCNA.

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações